História : Recordando uma Festa de São Benedito
Há 43 anos, depois de uma Semana Santa chuvosa, a trégua para a procissão de São Benedito…
Em abril de 1980, segundo ficou registrado no jornal Tribuna do Norte (edição de 12/4/1980), a chuva impediu a realização dos eventos tradicionais da fé cristã católica programados para a Semana Santa, procissões “do Encontro” e “do Enterro de Cristo”.
As manifestações de fé pelas ruas da cidade a população católica só pode realizar na segunda-feira consagrada a São Benedito, feriado religioso municipal local, naquele ano ocorrido no dia 7 de abril, quando, finalmente, foi permitido que se percorresse as várias vias públicas de Pindamonhangaba.
Sobre o evento, há 43 anos, a Tribuna em sua publicação lembrava que, “…a Festa de São Benedito está classificada como a mais popular de nossa cidade, justamente por ser a que consegue congregar o maior número de participantes, quer seja na missas, na procissão e, posteriormente, na Praça Emílio Ribas, o tradicional ‘Largo de São Benedito’”.
Naquele ano, segundo o jornal , a tradição havia se confirmado integralmente, tendo comparecido à praça que homenagea o santo, “…uma multidão que ali permaneceu até altas horas da madrugada de terça-feira”.
E, encerrando a nota, revelou: “Os festeiros deste ano foram os membros da família Arlindo Paim, que contaram com a colaboração de elevada parcela do povo, possibilitando sua colaboração ao vigário a Paróquia D’Assunção, padre José Maria Guimarães Alves”.