Novos ares na Falésia do Quintal
Parte integrante dos atrativos turísticos de Pindamonhangaba, a ‘Falésia do Quintal’ é um local muito visitado por escaladores. Então, você já deve saber o que é uma falésia: uma formação rochosa e o nome ‘Falésia do Quinta’ foi dado pela esposa de Esli Ramos Júnior, a também proprietária do local, Laura Aparecida Pereira Ramos, já que a rocha se encontra no quintal do sítio onde está localizada.
Além disso, a falésia é um local de ecoturismo, com a natureza preservada em sua totalidade, enfatizou o proprietário, Esli. “Em nossa propriedade, o visitante terá a experiência em vislumbrar, do alto de um mirante , situado no cume da Falésia do Quintal, uma paisagem das cidades de Guaratinguetá até Taubaté, além do pico do Itapeva, tudo com a natureza ao seu redor”, disse.
Os visitantes também poderão realizar caminhadas até a cachoeira e capela, localizadas próximas a propriedade e se desejar, acampar também.
A programação geralmente acontece, conforme pré agendamento das atividades a serem desenvolvidas pelos visitantes, como trilha ao mirante, rapel ou até mesmo camping.
A visita tem um custo de R$ 10,00 ( dez reais), para ajudar a manter a manutenção do local.
Localizada na estrada municipal Joaquim Alves Pereira, 14501, bairro do Pinga, a ‘’Falésia do Quintal’ não serve refeições, pois não tem restaurante, porém, a pessoa tem todo o suporte para preparar a sua refeição ou se quiser, poderá trazer pronta.
“Como moramos aqui, o funcionamento é de segunda a segunda, pois temos conhecimento que muitas pessoas – na folga do trabalho – só podem conhecer o local durante a semana”, esclareceu.
O local tem ainda uma curiosidade, dando ao visitante o privilégio de poder apreciar a vista da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, logo que começa a percorrer a trilha em direção ao mirante. A vista da Basílica pode ser apreciada, com o tempo limpo, sem névoas.
Antes frequentado apenas por escaladores, a ‘Falésia do Quintal’ hoje é aberto ao público, que tem acesso à natureza e ao ecoturismo.
Você pode conhecer a ‘Falésia do Quintal’ pelas redes sociais do local e depois fazer uma visita pessoalmente: facebook: falesia do quintal e o Instagram: falesia_doquintal.