Cuidados ortopédicos na melhor idade
Todos nós sabemos que o tempo é implacável com o ser humano, e com o passar dos anos todas as partes do nosso organismo sofrem alterações significativas. Isso ocorre devido a alterações em nosso metabolismo, a conversão da massa muscular em gordura, principalmente após os 40 anos de idade.Com isso, a diminuição da força muscular, a perda de equilíbrio se torna algo preocupante na “melhor idade”. O risco de quedas e consequente o risco de fratura aumenta.
As quedas e fraturas ósseas podem ocorrer em maior escala e atingem mais determinados ossos e regiões do corpo. As fraturas mais comuns são do punho, fêmur, coluna e ombro e representam um dos principais problemas clínicos entre os pacientes idosos. Devido à alta ocorrência, morbimortalidade e elevados custos assistenciais são consideradas um importante problema de saúde pública.
Dentre os maiores problemas de ordem ortopédica, encontrado em idosos, estão a osteoporose, a osteoartrose, a artrite reumatoide, a sarcopenia, além dos casos de inflamação, as chamadas tendinites e bursites.
Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. Dependendo da gravidade da osteoporose, ocorrem casos onde o osso quebra e a pessoa cai, ao invés da fratura ocorrer pela queda.
A osteoartrose, ou simplesmente artrose, é um desgaste articular resultante da falência regenerativa de vários processos de reparação frente a agressões e lesões sofridas pela articulação ao longo da vida. Isto ocorre porque a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos se desgasta ao longo do tempo. Apesar de poder afetar qualquer articulação do corpo, atinge com mais frequência joelhos, quadril, ombros, coluna vertebral e as mãos.
A artrite reumatoide é uma doença crônica, reumática, das articulações. É uma inflamação provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, ou seja, uma doença autoimune. Aparece normalmente em torno dos 30 aos 40 anos. Com o passar do empo ocorrem deformidades nas articulações, onde muitas vezes é visível um desvio do osso para o lado. Comumente vemos nas mãos, mas podem atingir outras articulações.
A tendinite e a bursite são inflamações que atingem áreas diferentes do corpo. Tendinite é uma inflamação dos tendões, que são as estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos. A bursite é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido que envolve as articulações (bursa), onde os tendões passam sobre ela. Essas inflamações podem ser provocadas por diversos fatores, como o uso excessivo das articulações, lesões, envelhecimento e doenças crônicas.
A sarcopenia caracteriza-se pela alteração da musculatura esquelética caracterizada pela redução da força e da massa muscular secundária ao envelhecimento, podendo comprometer o desempenho físico do indivíduo. As atividades do cotidiano podem se tornar difíceis de serem realizadas devido a perda da força e equilíbrio.
Para melhor atender o idoso o ideal é que ele tenha acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. O tratamento da maioria dos problemas é uma associação entre medicamento e fisioterapia, porém varia de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade. A terapia ocupacional contribui para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária.
Vale lembrar que o melhor tratamento para evitar as alterações do envelhecimento citadas acima é a prevenção. Volto a dizer, a prática de exercícios físicos atua de forma preventiva para a maioria dos nossos problemas de saúde e neste caso não é diferente. Nunca é tarde, procure algum profissional de educação física, encontre um exercício que lhe agrade e inicie sua prevenção, para ter uma melhor idade como o próprio nome diz!