Golpes digitais
No Brasil há uma tentativa de fraude a cada 16 segundos, dados como este mostram que empresas e pessoas estão expostos e devem adotar medidas para se proteger.
Sistemas em nuvem, navegação de alta velocidade em dispositivos móveis e computadores, internet das coisas; toda essa tecnologia revolucionou a forma como consumimos, trabalhamos e nos divertimos.
No entanto, da mesma forma que trouxe facilidades, a internet também oferece brechas de segurança que exigem que empresas e indivíduos tomem providências para proteger suas informações e evitar fraudes.
Embora seja praticamente impossível garantir 100% de proteção contra riscos e ataques digitais, existe uma série de medidas que podem ser tomadas para proteger os dados de pessoas e empresas.
Em muitos casos, as fraudes se escondem atrás de mensagens espetaculosas ou assombrosas, contendo temas atuais ou conteúdo do interesse da maioria das pessoas.
O objetivo não é outro senão gerar curiosidade no usuário e aumentar as chances de aplicar o golpe.
Outra forma comum de aplicar golpes é por meio de mensagens com promessas de dinheiro fácil, grandes descontos em lojas conhecidas, necessidade de pagamento adiantado em troca de algum benefício, entre outros.
Alguns passos que podem ajudar a identificar fraudes na internet são:
Erros de português são um sinal clássico para identificar fraudes na internet
Instituições financeiras jamais comunicam assuntos sensíveis por e-mail. Ao receber mensagens solicitando atualizações cadastrais ou requisitando dados pessoais, o usuário deve ignorá-la, preferindo fazer contato por telefone.
Mensagens de e-mail, SMS ou WhatsApp vindas de remetentes desconhecidos devem ser foco de total desconfiança.
URLs estranhas, compostos de códigos, com erros de digitação, letras trocadas, hifens ou encurtados (bit.ly, por exemplo) devem ser evitados.
Felizmente, existem boas práticas e ferramentas, das mais básicas às mais complexas, que podem auxiliar o usuário a identificar e se prevenir das tentativas constantes de golpes que acontecem no meio digital.
Todo o cuidado, nunca é demais!
Adelson Cavalcante Jornalista Mtb. 56.011/sp
Presidente da Ajop