Trabiju recebe Caminhada Solidária
Contato com a mata, respirar um ar puro, fazer exercícios e conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora da maior área de conservação municipal da cidade. Os munícipes terão esta oportunidade no próximo dia 21, domingo, no Parque Natural Municipal do Trabiju, que receberá a primeira Caminhada Solidária.
O evento será aberto para 120 pessoas que deverão se inscrever antecipadamente no Fundo Social de Solidariedade. Para participar o interessado precisa comparecer até o Fundo Social, preencher um termo de responsabilidade e segurança e levar 1 kg de leite em pó. As inscrições estarão abertas a partir das 8 horas desta terça-feira (16).
“A ideia é começar a abrir o parque novamente para visitação, porém como é um local de conservação algumas regras e termos deverão ser seguidos. Toda caminhada será acompanhada por guardas ambientais, brigadistas e profissionais da saúde. Além da preservação do local, a preocupação com a saúde dos participantes será um dos principais cuidados do evento”, explica o secretário de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, Marcus Vinícius Faria Carvalho.
O percurso total da caminhada será de 3 km. Uma experiência rica de paisagens e sons. O caminho será pela histórica trilha da caixa d´água que fez parte do abastecimento hídrico do município no século 19 (1899).
A iniciativa foi uma parceria da Coordenadoria de Eventos, da Secretaria de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária e do Fundo Social de Solidariedade . O coordenador de eventos, Ricardo Flores, explica que a caminhada foi planejada em conjunto com vários departamentos da Prefeitura para que “tudo ocorra com segurança e para que os visitantes possam curtir toda a riqueza natural e histórica do parque com tranquilidade. Estamos atendendo uma solicitação do prefeito Isael Domingues, que é de ocupar as áreas públicas com eventos que visem melhor qualidade de vida, com foco em ações na saúde das pessoas”, complementa Ricardo.