Espetáculo gratuito apresenta coletânea de clássicos da dança

COLABOROU COM O TEXTO: Joyce Dias
***
Neste sábado (22), a São Paulo Companhia de Dança estará em Pindamonhangaba celebrando o mês de aniversário da cidade com um espetáculo de dança. A apresentação, gratuita, será no Espaço Cultural Teatro Galpão (rua Luiza Marcondes de Oliveira, Parque das Nações), às 20 horas.
É preciso retirar os ingressos no local, uma hora antes do espetáculo. A companhia trará para a cidade um repertório formado pelo Grand Pas de Deux de Dom Quixote (2012), da SPCD a partir do original de Marius Petipa e Gnawa de Nacho Duato. A coletânea é formada também pela obra de Fabiano Lima – Pivô, que ficou em terceiro lugar como Melhor Espetáculo de Dança (2016) em enquete promovida pelo Guia da Folha.
Pivô é uma coreografia com músicas da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, e apresentará para a cidade movimentos que revelam o ambiente brasileiro com sonoridades desconhecidas. É uma obra que se vale de referência ao basquete, hip-hop e da dança contemporânea. “É uma coreografia de troca e percepção para entendermos como essa dança passa de um corpo para o outro”, diz o coreógrafo da obra, Fabiano.
O espetáculo terá também o balé de Dom Quixote, baseado em um capítulo da famosa obra de Miguel de Cervantes, que narra às aventuras do romance entre o barbeiro Basílio e a bela Kitri.
A coreografia Gnawa deixará a noite de espetáculo ainda mais contagiante com coreografias de confraria mística adepta do islamismo, descendentes de ex-escravos e comerciantes do Sul e do centro da África, que representarão os quatros elementos (água, terra, fogo e ar).
“Esta é a primeira vez que nos apresentamos em Pindamonhangaba. A São Paulo Companhia de Dança se sente muito feliz em realizar espetáculos nas mais diversas cidades do estado”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
A direção artística da atração é de Inês, com apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura e da Prefeitura de Pindamonhangaba para realização aqui na cidade.

  • Os bailarinos Artemis Bastos e Igor Renato, em Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Marius Petipa