Professora da Rede Municipal promove projetos sobre música, horta e arborização

Colaborou com o texto: Jennifer Gonçalves
***
A professora Marília Maia, que leciona na Escola Municipal Profª Odete Corrêa Madureira, no Jardim Morumbi, vem promovendo dois projetos diferentes com intuito de ampliar o desenvolvimento das crianças.
O primeiro se chama “Encontros Musicais”, e visa desenvolver o contato dos alunos com músicas e instrumentos. A professora Marília estendeu seu projeto “Roda de Causos e Cantos”, que era realizado em sala, a todos os alunos do Pré I ao 1° ano, no período da tarde. Os alunos de 4 a 7 anos entram em contato com cantos diversos, brincadeiras de roda e instrumentos como violão, viola caipira, pandeiro, sanfona, teclado, além dos instrumentos pertencentes à Bandinha Rítmica da escola.
Os encontros são realizados às quintas-feiras e contam com a participação e o apoio dos professores. “Há também abertura para envolvimento com os pais. Para essa semana, teremos uma mãe e uma tia de uma aluna do Pré I que tocarão no teclado músicas populares infantis. Desde o início elas vêm ensaiando exatamente para isso. Enfim, o semestre promete muita musicalidade, e causos que naturalmente podem surgir dos encontros!”, explica a responsável pelo projeto.
Meio Ambiente
Além do projeto de musicalização, a professora realiza ainda o “Horta e Arborização: Semeando a Vida”, que se iniciou em março deste ano. A ideia surgiu devido ao número reduzido de árvores do local e de uma horta que já havia sido iniciada pelos funcionários. A intenção era solucionar o problema aproveitando o amplo espaço, grande interesse dos alunos e o envolvimento dos pais.
O projeto foi realizado a partir de três mutirões com pais, entre o preparo da terra e canteiros, e posteriormente o plantio.
A horta disponibiliza plantas sem agrotóxicos, além de melhorar os hábitos alimentares dos alunos, que podem desenvolver a linguagem escrita na elaboração das placas de identificação.
Todos participaram das etapas de plantio, observando os erros e acertos. A professora acredita que a dedicação dos alunos é o segredo para o sucesso do projeto. “Muitos foram os aprendizados plantados e maior ainda foi a sabedoria colhida ao longo dos meses. Nós pudemos experimentar o contato direto com a natureza, e observar a origem de nossos alimentos, experimentar os frutos e distribuir a colheita. E por fim, a força da união e cooperação entre as pessoas para manter as plantações vivas!”, disse.
O projeto segue no segundo semestre proporcionando muito aprendizado para as crianças sobre meio de ambiente e boa alimentação.

  • Durante o 1º semestre os alunos desenvolveram o projeto “Horta e Arborização: Semeando a Vida”