Levantamento mostra que Pinda e Taubaté ‘exportam’ números parecidos de pacientes
Um levantamento da ABBC – Organização Social que administra o Pronto-Socorro Municipal de Pindamonhangaba – revelou que desde que assumiu a administração em maio de 2017, Pindamonhangaba atendeu quase o mesmo número de taubateanos na unidade, em comparação com os dados de atendimentos divulgados pela Secretaria de Saúde de Taubaté em suas unidades.
Pindamonhangaba recebeu em média, no seu pronto-socorro, 150 pacientes de Taubaté por mês, neste ano. Já a Prefeitura de Taubaté divulgou que juntas às UPAS, pronto-socorro e pronto-socorro infantil da cidade receberam 175 pacientes por mês, vindos de Pinda, também em 2017.
O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, explica que é normal este fluxo de atendimento entres as cidades vizinhas, pois o atendimento do SUS é universal. O prefeito de Pinda rebateu a fala do chefe do Executivo de Taubaté na qual foi acusado de mandar pacientes para a cidade vizinha. “Nós atendemos também bastante taubateanos, sim. E não recusamos atendimentos aos taubateanos, pelo contrário, como médico eu aprendi que devemos atender a todos independentemente de onde forem”, comentou o prefeito Isael.
Ele também explica que muitas mães de Taubaté procuram Pinda para terem filhos. Os nascimentos de taubateanos em Pinda representam 30% dos nascimentos na Santa Casa da cidade. “Vamos dar total assistência e acolhimento a todos que necessitarem da saúde pública de Pindamonhangaba, especialmente na maternidade – que é uma de nossas referências e, por outro lado, uma das deficiências de algumas cidades”, ressalta o prefeito Isael.
Se somar os atendimentos da Santa Casa de Misericórdia, Pindamonhangaba supera o número de atendimentos mensais em comparação com Taubaté, atingindo 206 taubateanos acolhidos nas duas unidades.
Neste caso específico, as mães ainda retornam com seus filhos para Pindamonhangaba para a realização de exames como ‘pezinho’, ‘orelhinha’ e vacina BCG – procedimentos normais após o parto.
Em números totais Pindamonhangaba atendeu, somente no Pronto-Socorro Municipal, 2.115 moradores de outras cidades da região e várias partes do país, desde que a ABBC assumiu o PS. Taubaté é a cidade que mais “exporta” pacientes, com 747 que procuraram o PS para atendimento emergencial, entre maio a setembro – o que significa 35,32% do volume total de pacientes de outras localidades.
Deste montante, as duas áreas mais procuradas foram atendimento “Clínico Médico”, com 367 pessoas de Taubaté, e a “Ginecologia e Obstetrícia”, com 336 taubateanos. Apenas na maternidade, o índice de moradores de Taubaté que procuram a saúde pública em Pindamonhangaba significa 57,24% do total de pessoas de fora da cidade.
Outros municípios com elevado índice de atendimento no pronto-socorro – em diversas áreas – são Tremembé e Roseira, com 401 e 109, respectivamente, no período.