19 DE AGOSTO DIA DO ARTISTA DE TEATRO

É com grande expectativa que os grupos de teatro de Pindamonhangaba (e com certeza do Estado e do Brasil), aguardam pela divulgação do edital do 44º Feste – Festival de Teatro de Pindamonhangaba, que de acordo com o Departamento de Cultura deverá ser publicado na próxima semana.

A expectativa não é somente por parte dos artistas locais, mas também do público, que em decorrência da pandemia da Covid-19 – nos últimos dois anos, ficou proibido de se reunir no Teatro Galpão, e de deliciar com os espetáculos apresentados.

2022 com certeza ficará marcado como o ano do retorno dos eventos presencias, e, certamente o Feste voltará com grande festa. Mas há outra expectativa em torno do Festival deste ano, é que o Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba enviou proposta ao Conselho de Patrimônio, para que o Feste se torne, através de Decreto Municipal, como Patrimônio Imaterial.

A proposta, que tem como base a Lei Municipal 6445/2021, que dispõe sobre a normatização do processo de preservação do patrimônio cultural no Município de Pindamonhangaba, foi aceita e o decreto já está sendo providenciado, afirma o Secretário de Turismo e Cultura – Alcemir José Ribeiro Palma.

Um pouco da história do FESTE
Pindamonhangaba sempre teve uma forte ligação com o teatro, haja visto que nas escolas e igrejas sempre haviam apresentações teatrais. Artistas amadores que deram origem aos profissionais renomados que temos hoje no município.
Como marco histórico do teatro em Pindamonhangaba temos o ano de 1974, quando o Prof. Diógenes Chiaradia Feliciano criador do Grupo Teatral São Francisco, após realizar diversas apresentações em Salão Paroquial, realizou na Associação Atlética Ferroviária o primeiro festival de teatro com o nome FESTE.

Nos anos seguintes, Diógenes deparou-se com muitas dificuldades para prosseguir com o Festival. Mas graças a sua garra, Diógenes foi conquistando a colaboração dos membros do seu grupo, bem como de alguns empresários, que foram cedendo o uso de seus espaços, possibilitando assim a realização das apresentações artísticas.

Em 1975, o Festival aconteceu novamente em Salão Paroquial, por falar nisso, se você leitor tiver mais informações dessa época, como: qual a Igreja e outros detalhes, nos envie. Neste ano, o festival foi em outubro, com nove grupos participantes, tendo sido necessário um processo de seleção dos espetáculos, devido ao grande número de inscritos. Em 1976 foi realizado no então Cine São José. Em 1977 o Festival começou a ser realizado no Clube Literário e Recreativo, onde permaneceu até o ano 2000.

Em 1980, a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba assumiu a realização, por meio do Departamento de Cultura, que passou a organizar e coordenar o Festival, no entanto, devido à falta de recursos, nos anos de 1982, 1986, 1999, 2010 e 2016 o Feste deixou de ser realizado.

Os grupos de Pindamonhangaba
Pindamonhangaba, que tem seu nome conhecido por todos os Estados e Brasil, também por renomados grupos e peças teatrais, conta com vários grupos de teatro, alguns com sólida formação e outros que se formam por ocasião de eventos esporádicos como por exemplo o Feste. Grupo como o Controvérsias, a Cia de Teatro Aya, Severina Cia de Teatro, Cia Peralta, Cia Novos Atores, Cia O Clã da Dança, Cia Teatral La Trapera, Instituto IA3.ORG de Pindamonhangaba…. Se o seu grupo ficou de fora, por favor nos avise.

Vamos aguardar o Feste 2022, dessa vez presencial, para matar a saudade do teatro, rever e conhecer nossos artistas locais. Nossos parabéns a todos os artistas locais! A você que escolheu como missão de vida, tornar nossos dias mais alegres!