“1º Festival Regional Arte Encanto” começa hoje na Praça do Quartel

Evento realizado pelo Fundo Social de Solidariedade acontece neste fim de semana, com diversas atrações culturais de diversas cidades da região

O Largo do Quartel está preparado para receber, nesta sexta (7), sábado (8) e domingo (9), o “1º Festival Regional Arte Encanto”, com a participação de artesãos cadastrados, gastronomia artesanal e produtores da feira de orgânicos, de Pindamonhangaba e região. E, ainda, shows musicais e apresentações dos alunos do projeto “Reinvente”.
Uma grande estrutura foi montada no local, que contará com destaques do artesanato de Pindamonhangaba e também confirmadas as presenças das Figureiras de Taubaté, dos doces de Guaratinguetá, do artesanato de Santo Antônio do Pinhal e dos produtores de gastronomia artesanal “Fazedeiras da Serra”, que conta com diversas cidades da Serra da Mantiqueira e produtos como geleias, cachaças, queijos, biscoitos, bolos, cerveja artesanal, entre outras delícias.
O “Festival Regional Arte Encanto” é uma união entre Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura de Pindamonhangaba, com apoio do Governo do Estado. A iniciativa visa divulgar o artesanato e o trabalho dos artesãos de Pindamonhangaba, além de ser uma oportunidade para empreendedores da gastronomia artesanal e de orgânicos mostrarem sua produção.
Com entrada gratuita, o festival terá ainda diversas apresentações culturais e artísticas, realizadas pelos alunos dos cursos “Reinvente”, também realizados pelo Fundo Social. Shows musicais fecham todos os dias do evento, e haverá, ainda alguns serviços gratuitos para a população, como maquiagem e recreação. Confirmadas as presenças, ainda, de “food trucks”.
Oportunidade – A organização do festival está sendo realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, que tem à frente a primeira-dama e presidente Cláudia Vieira Domingues. Ela destaca a importância da união de todos os artesãos da cidade na participação deste evento, visando o fortalecimento de todos. “Estamos organizando este grande evento com muito carinho e cuidado para que todos os artesãos da cidade possam participar e mostrar seu trabalho. Além deles, também convidamos os representantes da gastronomia artesanal, que estarão presentes com comidas típicas regionais e os produtos da roça, como as geleias, bolos, doces e outros pratos que com certeza farão muito sucesso. Os produtores da feira de orgânicos também foram convidados a estarem conosco no festival, porque queremos dar essa oportunidade para apresentarem sua produção, valorizando o pequeno produtor rural”, explicou Cláudia.
Ela lembra ainda das apresentações do “Reinvente”, que são as oficinas gratuitas oferecidas pelo Fundo Social nos bairros da cidade. “As apresentações do ‘Reinvente’ serão muito especiais, pois mostrarão o resultado de um trabalho feito nos bairros, diretamente com a população, e vai refletir toda a dedicação dos nossos professores e monitores. Convido a todos a prestigiar nosso evento e as apresentações”, destacou.
O prefeito Isael Domingues afirma que a produção artesanal é um importante meio de geração de emprego e renda. “O evento está sendo realizado na área central da cidade de forma estratégica, pois nesta época do ano, próxima ao Natal, as famílias aproveitam que o comércio fica aberto até mais tarde, para passear e fazer suas compras. Essa movimentação colabora para o aquecimento da economia na cidade, geração de empregos e incentivo para o empreendedorismo”, avaliou o prefeito.

Programação

Sexta-feira (7)
17 horas – apresentação dos alunos de “Capoeira do Reinvente”
17h30 – apresentação dos alunos de “Dança de Salão do Reinvente”
18 horas – show com Josias Nagrin
20h30 – show com Banda Sambatuque

Sábado (8)
14 horas – alunos das oficinas de “Culinária e Panificação do Reinvente”, com degustação
17 horas – alunos do curso de “Ballet do Reinvente” farão uma apresentação
17h30 – alunos do curso de “Dança Sênior do Reinvente”
18 horas – show com Andréa Souto
20h30 – show com Banda Wagner Muzak

Domingo (9)
16 horas – alunos do curso de “Maquiagem do Reinvente” atendendo as mulheres que passarem pelo local e, ao mesmo tempo, estará ocorrendo a “Recreação do Reinvente” para as crianças.
16h30 – Corporação Musical Euterpe
17 horas – apresentação dos alunos de “jiu-jitsu do Reinvente” e as alunas do curso de “Manicure do Reinvente” estarão atendendo as mulheres presentes
17h30 – apresentação dos alunos de “Pilates do Reinvente”
18 horas – show com Antonio Marcos e Rian
20h30 – show com a Banda Vale Som

  • Os doces de Guaratinguetá, que fizeram sucesso no Festival Tropeiro deste ano, estarão presentes no evento