20 anos do Penta! O Brasil parou no tempo?

O maior vencedor da Copa do Mundo, tenta reconquistar a confiança do povo brasileiro.

Neste dia 30 de junho, comemoramos 20 anos do último título mundial da Seleção Brasileira, quando na final da Copa do Mundo realizada na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil bateu a Alemanha por 2 a 0.

Aquele foi não só o último título do Brasil em copas como o último de uma seleção não europeia em mundiais. Em 2006, a Itália venceu a França na decisão realizada no Estádio Olímpico de Berlim na Alemanha. Em 2010 no Soccer City na África do Sul, A Espanha bateu a Holanda. No Maracanã em 2014, a Alemanha ganhou da Argentina na prorrogação. E na Rússia em 2018, a França conquistou o bicampeonato mundial em cima da Croácia.

Como percebemos, o futebol europeu vem dominando as últimas copas. Mas o Brasil segue seu processo de revelar jogadores, com campeonatos mais equilibrados e disputados, novos clubes estão surgindo, mas a pergunta é: Porque não estamos mais no topo do mundo, já que dizem que o Brasil é o país do futebol?

Será que o que acontece extracampo, influencia diretamente no desempenho dentro de campo? Afinal, a nossa confederação não é aquela maravilha, não é um mundo mágico ou um conto de fadas…

O Brasil segue exportando talentos para o mundo, a maioria sempre vai para o velho continente e se destaca em jogos e títulos, mas a confiança do torcedor não vem sendo a mesma de anos anteriores.

Principalmente porque os nossos técnicos acham que nós ainda temos o melhor futebol do mundo, mas porque todo mundo acompanhou a evolução da modalidade e os professores do Brasil ficaram só observando o “bonde” passar?
Isso porque existem cursos aos montes que os técnicos do mundo se qualificam para exercer a profissão. Será que isso somado a debandada de técnicos estrangeiros em nosso futebol, não seria um sinal de que “algo de errado, não está certo”?

Pode ser que pelo futebol hoje ser muito mais marketing do que bola rolando, isso tenha afastado o torcedor da seleção. Quem viu o elenco de 2002 com Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e companhia, sabe que dificilmente teremos um Brasil com uma qualidade próxima deste time comandado por Felipão.

Se o tal “Hexa” não vir na Copa do Catar no final deste ano, o Brasil completará 24 anos sem ganhar um mundial, tempo que jamais o torcedor pensava que ia esperar para ser campeão do mundo novamente. E olha que tivemos grandes jogadores vestindo a amarelinha nesses 24 anos hein…
É esperar para ver, afinal nós ainda não temos uma seleção colocada como favorita para vencer o mundial de 2022. França? Argentina? Não sei! Essa copa promete ser muito imprevisível! Vamos aguardar!