‘43ª edição do Feste’: Em formato virtual, festival inicia nesta sexta (12)
A “43ª edição do Festival de Teatro de Pindamonhangaba” começa nesta sexta-feira (12) com a primeira apresentação às 20 horas, no canal do Youtube Prefeitura de Pindamonhangaba.
Com a interrupção das atividades presenciais, por conta da pandemia da Coronavírus, o ‘43º Feste’ será realizado no formato virtual, com transmissão de vídeos, e debates ao vivo por meio do canal do Youtube da Prefeitura de Pindamonhangaba.
O evento será realizado de 12 a 21 de novembro de 2021. Ao todo, serão 9 espetáculos adultos e 7 infantis. Todas as apresentações infantis acontecem às 15 horas e todas as adultas às 20 horas, exceto o espetáculo do dia 21 que será interativo e começa às 19h30.
As apresentações serão virtuais, e ao final de cada espetáculo haverá uma conversa com o grupo para tratar justamente de como foi encarar esta forma de apresentação e encontrar soluções para a manutenção das atividades de cada grupo.
Ao todo foram 73 inscritos, sendo 13 selecionados e mais três convidados, num total de 16 espetáculos, representando 11 cidades e 6 estados.
De acordo com informações do departamento de Cultura, o motivo do ‘Feste 2021’ ser virtual se dá pois, para a sua realização, a produção foi iniciada em junho, momento em que não se sabia ao certo como a situação da pandemia estaria no município no mês de novembro. Como todo edital, é necessário seguir um cronograma de período de inscrições que, segundo a Lei 8666, precisa ser de no mínimo 45 dias. Na sequência, vem a análise dos inscritos; depois, o júri assiste a cada peça para realizar a seleção dos participantes, tudo isso precisa ser feito com essa antecedência.
“A Prefeitura teve todo o cuidado em dar continuidade a este importante festival, que é um marco para a nossa cidade. Faço aqui um agradecimento especial à comissão de seleção, formada por Claudio Mendel, Jorge Vermelho e Simone Carleto, que tiveram toda uma preocupação na qualidade e diversidade dos selecionados. Fica o registro de toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo para realização deste Festival, bem como a parceria com o Sesc Taubaté que prontamente se colocou à disposição para compor a programação”, finaliza o secretário de Turismo e Cultura, Alcemir Palma.