Nossa Terra Nossa Gente : A CASA DE EVA ANDRADE, POESIA, ROMANCES E LIVROS INFANTIS

A estrada do Ribeirão Grande – com suas montanhas, várzeas e o majestoso rio – conduz-nos a um dos mais belos cartões-postais de Pindamonhangaba: a Fazenda Nova Gokula, da comunidade Hare Krishna. Incrustrada entre as montanhas, do portão de entrada avistamos as casas, os jardins, o centro comercial e o templo solenemente erguido sobre uma colina.

Este portal nos transporta para outra cultura, a tradição Vaishnava; para outro país, a Índia; e, de modo especial, para a casa de uma escritora pernambucana que tive o privilégio de conhecer e a quem me irmanei: Eva Andrade ou, como é chamada entre os devotos, Sri Damodara Devi Dasa (a serva divina).

Primeiro li “Grãos de Areia”, obra de sua autoria que ela gentilmente presenteou-me e, antes de finalizar a leitura, estava instaurado em mim o respeito por sua escrita e o desejo de ler seus romances e livros infantis. Ir à Fazenda Nova Gokula para conversarmos tornou-se um imperativo e, a cada encontro, compartilhávamos nossos interesses literários e culturais.

Os primeiros projetos de parceria foram brotando como florzinhas do campo, sem que mão alguma as tivesse semeado. Eles nasciam espontaneamente de nossos diálogos, de nossa cumplicidade literária e poética. Inicialmente, pensamos o projeto “A Poesia Vai à Escola”, destinado a professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba em parceria com a Academia Pindamonhangabense de Letras e a Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace. Ao final de um ano de trabalho, os resultados eram surpreendentes: os professores e alunos das escolas envolvidas liam diferentes autores, escreviam poemas, levavam a poesia para suas casas e até para as ruas de Pindamonhangaba como se deu no desfile de 7 de setembro do ano em que o projeto estava em andamento (2015).

Nós duas, assim como os envolvidos, também estávamos em “estado de poesia” (Chico César). De nossa profícua produção poética surgiu a proposta de Eva Andrade para convidarmos Ricardo Estevão, amigo e confrade da APL e, também, nosso parceiro no projeto, para publicarmos “A Estética do Amor: breviário poético”, obra que reúne nossos poemas místicos e sela, ainda mais, nossa irmandade literária.

Os encontros semanais em sua casa na Fazenda Nova Gokula para a produção poética e organização do nosso livro fortaleceram nossa parceria e desvendaram outras faces da escritora: Eva esposa de Rama Putra Das; Eva mãe dos meninos Haridas, Sanjaya e Satrajit; Eva professora de Língua Portuguesa e pedagoga; Eva protetora dos animais silvestres apreendidos pelo IBAMA em situação de risco ou tráfico e que precisam ser reintegrados à seu habitat natural; Eva discípula de Srila Brabhupada e membro da Comunidade Hare Krishna.

No entanto, em cada uma delas, sempre encontramos a mesma Eva: uma mulher pacífica, de uma inteligência luminosa e de um coração afetuoso feito abraço de mãe. No ninho de seu abraço, eu sempre me abrigo, ave-poesia que sou, ave-irmã de seus irmãos, ave-leitora de seus livros – “As Cinzas da Manhã”; “Pássaro no escuro”; “Vestígios de uma grão de areia”; “Pai, eu estou aqui”; “Matsia, o peixe que falava e fazia outras coisas”; “A panela mágica da mamãe”; “Os seis pulos do gato Nuno ou Aventuras de crescer”; “Pai, eu estou aqui”; Verticilo”; As perguntas de Lolita trazem o sol”; “A estrada do sol”; “Leila, amor além do tempo”; “A mágica essência das coisas” e “O céu em teu sorriso” – recém lançado em fevereiro.

Confesso apenas uma esquisitice: para ler Eva Andrade sempre tiro os sapatos! Suas obras são suas moradas. E quem as lê, adentra a casa de Sri Damodara, uma casa pintada de amor por dentro e por fora, cercada de beijos e amores-perfeitos e inteiramente perfumada de sol.

P.S. A Giz Livros & Cia convida para um BATE-PAPO LITERÁRIO com Eva Andrade: sábado, 12 de março, das 17h às 19h, no Shopping Pátio Pinda. Boralá?

  • Divulgação