A importância da autoestima

Muito se fala em auto estima, mas o que realmente é isso? Qual a importância dela em nossa vida? Correndo algumas páginas pela web, encontramos algumas definições, como: Autoestima é a atitude que escolhemos ter em relação a nós mesmos. Outra definição diz que é um conjunto de sentimentos, percepções e conceitos que cada pessoa tem de si. Encontrei ainda que autoestima é a qualidade de quem se valoriza e está contente com o seu modo de ser, se expressar e viver.

Várias são as definições, conforme vimos, mas creio que seja o sentimento de estar bem consigo mesmo, de estar feliz com a sua vida, uma gama de sentimentos que temos e que se não estamos bem, podemos melhorar ou até mudar.

Hoje encontramos no mercado vários cremes milagrosos, tratamentos de ponta, outros que nem sempre entregam o que promete, mas de qualquer forma, existem várias opções na busca de melhorar a estima e sentir-se feliz consigo.

Devemos pensar que não existe um padrão de beleza verdadeiro, a maneira como cada um se vê, as necessidades de cada pessoa devem ser respeitadas, o chamado padrão de beleza é social. Mas, estar dentro dos tais padrões de beleza, que são gerados pelas expectativas dos outros, será o suficiente para sentir-se bem?

Acredito que essa pergunta cada um deve responder para si próprio. É importante nos sentirmos bem, que aceitemos nossa beleza, nossa condição física. Mas, se for preciso realizar um investimento em si, que seja feito! Afinal, melhor gastar com cuidados pessoais do que gastar com medicações.

Seguindo esta linha de pensamento, atualmente encontramos em várias áreas da saúde, seja o Médico Dermatofuncional, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, uma opção de tratamento que realiza a solução para melhora do nosso quadro emocional. Existem desde tratamentos invasivos, como não invasivos, que podem trazer benefícios.
Então, não deixe para amanhã seu “tratamento de beleza”, se você não sente-se bem consigo, faça um auto investimento.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba