A importância do Empregado Público Municipal

Quando falamos em Empregado Público, é notório que a consciência coletiva normalmente remete às questões relacionadas à estabilidade e salário, entretanto, o sentido verdadeiro deste profissional conduz a uma reflexão muito além da segurança ou da remuneração percebida.

Então, vejamos, como podemos definir um Empregado Público? São aqueles considerados estáveis ou então quando são aprovados em concurso público? Seguramente, a melhor definição relaciona-se à ideia de pessoas que trabalham pela população, que executam suas tarefas em uma repartição da administração, autarquia ou fundação, onde os interesses da coletividade são atendidos, direta ou indiretamente.

Nesta data, a Prefeitura de Pindamonhangaba possui um total de 3.290 Empregados Públicos, sendo que a média de idade gira em torno de 49 anos, demonstrando que a experiência laboral e de vida são muito bem-vindas, tanto que praticamente 16% do total tem idade de 60 anos ou mais.

Essa diversidade dos níveis de experiência e idade são muito benéficas ao planejamento e execução dos serviços prestados para o Município, e isto aliado à mescla que existe com os novos aprovados em concurso público, certamente, resulta em um brainstorming, ou tempestade de ideias, servindo como uma exploração da potencialidade de toda a equipe e colocando a excelência dos resultados nos atendimentos das demandas em prol da população.

Nessa mesma esteira, fica evidente que a Prefeitura de Pindamonhangaba é um local de trabalho extremamente acolhedor, visto que em sua maioria, os Empregados estão exercendo suas tarefas há mais de cinco anos, tendo a oportunidade de crescimento profissional e intelectual através das promoções de funções e cargos internos, além da capacitação acadêmica ofertada em parceira com as instituições de ensino, proporcionando assim o acesso ao conhecimento para aqueles que têm interesse em aprender e se aperfeiçoar. O resultado positivo do interesse e a busca pelo conhecimento é demonstrado, quando os números apontam que 54% possuem, pelo menos, o ensino superior completo.

O quadro de pessoal desta Municipalidade demonstra que 36% possuem filhos e/ou dependentes cadastrados, e mesmo aqueles que não possuem, conseguem conciliar trabalho e todos os afazeres familiares, sempre no constante desafio diário de melhoria no atendimento da população.

Portanto, minha gratidão, respeito e homenagem a cada Empregado Público, em especial, àqueles integrantes desta Municipalidade e que fazem a diferença no atendimento das demandas municipais com empenho, dedicação e amor, verdadeiros heróis da saúde, educação, segurança, obras, limpeza, administrativo e demais setores.

  • Thiago Vieira, diretor do Departamento de Recursos Humanos da prefeitura