A Internet nas relações humanas
Desde que se tem conhecimento, a tecnologia vem auxiliando no desenrolar e avanço de nossa sociedade, seja ela implementada na transformação de uma cidade inteira ou uma simples modificação em um aparato tecnológico utilizado no nosso dia a dia, tendo a mesma finalidade geral de facilitar nosso cotidiano e auxiliar no mesmo. E mesmo adquirindo a fama de extinguir algumas profissões e tornar alguns utensílios e invenções antepassadas obsoletos, ela vem se tornando importante em nossa sociedade e acaba por ser bem mais que isso, se mostrando cada vez mais efetivo, necessário e até mesmo indispensável no nosso ambiente pessoal, social e profissional.
O uso da tecnologia e da Internet influenciou significativamente as relações humanas, principalmente no que se refere à comunicação, o que nos leva inicialmente a pensar em redes sociais. No entanto, a mudança ocorrida nos meios de comunicação vem de antes das mesmas, ainda com a invenção do telefone. Contudo não se discute o fato de que nenhuma outra forma de comunicação pode ser considerada mais natural do que aquela que acontece “cara a cara”, o que torna a naturalização desses meios comunicativos ainda um caminho escuro para algumas gerações.
Para a maioria das pessoas, as redes sociais servem como um meio de aumentarem sua autoestima e de se sentirem pessoas importantes, amadas e queridas, visto que, as mesmas podem expor fotos lindas e editadas do seu suposto dia maravilhoso para que recebam o maior número possível de curtidas de pessoas conhecidas e, também, desconhecidas.
O grande problema é que as redes sociais também são utilizadas para expor postagens consideradas perigosas como por exemplo: uma ofensa de uma pessoa frustrada ao ser traída em um relacionamento, uma ou mais fotos com pouca roupa, principalmente se tratando de mulheres e até críticas de funcionários aos seus chefes. Tudo isso sendo exposto publicamente, o que leva os internautas a correrem vários riscos como uma possível denuncia ou ameaças.
Portanto, é recomendado que as pessoas tenham mais cuidado ao utilizarem qualquer forma de rede social, escolhendo com mais critério aquilo que irão compartilhar publicamente, estando cientes a qualquer risco, principalmente quando elas possuem um público grande e desconhecido e também evitarem passar horas do dia conectadas as redes sociais, deixando um pouco de lado a vida virtual e dando prioridade a vida social.
Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56011/sp
Presidente da AJOP