História : A primeira radionovela brasileira

Transmissão de sucesso da Rádio nacional do Rio de Janeiro em 1941, foi a primeira novela de rádio brasileira. Chamava-se “Em busca da felicidade”, texto original do cubano Leandro Blanco adaptado por Gilberto Martins.

No site da Agência Brasil (agenciabrasil.ebc.com.br), em reportagem de Renata Batista, vamos encontrar que a trama dessa produção se desenvolvia a partir da história de Alice (Isis de Oliveira), que aos 18 anos descobriu que fora adotada, era fruto de um relacionamento extraconjugal de seu pai adotivo Alfredo Medina (Rodolfo Mayer) com Carlota (Yara Sales), a empregada da família.
Essa novela era transmitida de segunda a sexta-feira pela manhã, às 10h30. O horário da transmissão não teria agradado o elenco por não considerar, na época, um horário nobre. Entretanto, o objetivo era o público para quem a novela era direcionada: as donas de casa, as consumidoras dos produtos da patrocinadora da novela.

Por conta disso, foi criada uma campanha promocional objetivando aferir a audiência do programa. A iniciativa mostrou logo o impacto da novela. “Os ouvintes enviaram cartas com embalagens dos produtos da patrocinadora para receber, em troca, um álbum com o resumo da história, informações sobre os personagens e fotos dos atores”, revela a Agência Brasil. “Mas o número de correspondências foi muito acima do esperado e a promoção foi interrompida porque os livretos se esgotaram”, conclui.

“O Direito de Nascer”

O sucesso alcançado por “Em busca da felicidade” fez com que a Rádio Nacional investisse na produção das radionovelas. Entre as inúmeras tramas que também lograram êxito, destaque para “O Direito de Nascer” (1951), do cubano Félix Caignet, traduzida por Eurico Silva.

Segundo Thiago Guimarães, pesquisador do acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o público misturava ficção com realidade. Confundia atores com personagens. “Floriano Faissal, que interpretava o médico doutor Mendonça, chegou a ser ‘consultado’ por um ouvinte que sofria com dores no fígado”, conta Guimarães.

Em 1965, “O Direito de Nascer” foi sucesso também como telenovela. A exibição, pela TV Tupi São Paulo e TV Rio, tinha um talentoso e rico elenco no qual se destacava o ator Amilton Fernandes, intérprete do personagem Albertinho Limonta, que no rádio fora interpretado pelo ícone Paulo Gracindo.

  • Acervo da EBT ,