Registro Cultural : A sessão plenária solene da academia de letras
Na noite de sexta-feira (28), em sua sede no Palacete 10 de Julho, foi realizada a plenária solene da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras. A sessão constou de palestra, homenagens e solenidade de posse de acadêmico ao quadro de membros titulares.
Como ocorre em suas plenárias solenes, a APL destacou as datas comemorativas referentes ao mês em curso. Foram lembradas às efemérides: Dia das Crianças, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia do Professor e o escritor Athayde Marcondes, nascido a 11 de outubro de 1863.
Vida e obra de
Athayde Marcondes
A palestra do mês, em homenagem a José Athayde Marcondes, patrono da cadeira de nº 13 da APL, coube ao seu neto, o acadêmico José Luiz Gândara Martins. Ele discorreu sobre a vida e a obra do escritor, historiador, poeta, jornalista, músico e farmacêutico que embora tenha nascido em Taubaté se destacou como o grande divulgador de Pindamonhangaba.
Gândara mencionou os fatos mais interessantes sobre obras literárias de Athayde Marcondes, como os livros “Pindamonhangaba – apontamentos históricos, geográficos, genealógicos, biográficos e cronológicos” (1ª edição, 1906, 2ª edição 1922)), e “Música e Musicistas”, escrito a mão por Athayde e que se encontra no Centro de Memórias “Barão Homem de Mello”.
Em 2014, a Câmara de Vereadores homenageou Athayde Marcondes (em memória) com o título de “Cidadão Pindamonhangabense”, honraria, na ocasião, entregue a Gândara. O historiador também dá nome a medalha que homenageia pessoas e instituições que ajudam na preservação da história e cultura da cidade.
Ana Maria Iadeluca
assume cadeira nº 35T
Até então pertencente ao quadro de acadêmicos honorários, a poetisa, atriz e publicitária Ana Maria Iadeluca foi recebida para ocupar a cadeira nº 35 de membros titulares, que tem como patrono o Dr. Ângelo Paz da Silva. Em seu pronunciamento, Ana Maria relembrou aos acadêmicos e demais pessoas presentes o tipo inesquecível que fora o historiador Ângelo Paz da Silva, ressaltando sua atuante participação na política local.
A mesa dos trabalhos foi composta pela presidente Bete Guimarães, pelo vice-presidente, Edmar de Souza; acadêmico e palestrante da noite, Luiz Gândara: acadêmico e representante da OAB, Paulo de Andrade; diretor de Cultura, Alcemir Palma.