Editorial : A Tribuna do Norte e os pequenos leitores

‘Aprender brincando’. ‘Sair do lugar comum’. Assim tem sido para alunos do 4º ano B, da Escola Municipal Padre Mário Antônio Bonotti.

A nova experiência tem muito a ver conosco – com o nosso jornal Tribuna do Norte – e recebemos com bastante alegria a notícia de que os pequenos leitores estão, cada dia mais, assíduos na leitura das nossas edições!

Tudo começou quando a professora deles levou para a sala de aula um exemplar do jornal com um texto um tanto ‘enigmático’… Produzido pelo colunista desse periódico: Maurício Cavalheiro – coluna “Proseando”. Eles desvendaram o ‘mistério do texto’ e, ainda puderam participar de um bate-papo com o escritor.

Segundo a educadora, “eles amaram”; e desde então, chegaram outros exemplares. Novas leituras. Novas vivências. E até os familiares acabaram envolvidos nessa nova e divertida experiência.

Os pequenos tomaram gosto pelas publicações do jornal e, de acordo com a professora, ficam esperando pelo momento ‘livre’, em sala de aula, para ler o jornal – que passou a fazer parte da rotina escolar, pois eles se informam sobre as questões de saúde, acompanhando o calendário de vacinas e os casos de Covid-19 na cidade; conhecem histórias antigas do município, como os meninos carreteiros do Mercado Municipal (descobriram que o marido da professora tinha sido um deles, inclusive), estudam sobre a previsão de tempo e ainda planejam o lazer com suas famílias, com as dicas de eventos publicadas.

A proposta era trabalhar a leitura e a interpretação do texto; a ampliação do vocabulário; as relações familiares, a tecnologia e o excesso das telas em nossas vidas; e agora, o jornal Tribuna do Norte passou a fazer parte do cotidiano dos pequenos. E nós, da equipe deste centenário veículo de comunicação, nos enchemos de orgulho e desejamos vida longa ao projeto!