Abrigo realiza vacinação e castração em animais acolhidos

Exemplo na proteção e cuidado com cães e gatos, o Abrigo de Animais da Prefeitura de Pindamonhangaba vem executando a vacinação e castração de todos os animais abrigados. Atualmente, o local tem 50 cães e 15 gatos que foram recolhidos considerando os possíveis riscos oferecidos à saúde pública e hoje estão tratados e aptos para serem adotados.
Ao ser acolhido, o animal recebe vermífugo e posteriormente a vacinação antirrábica. Atualmente, a Prefeitura está investindo na terceirização do serviço de castração de todos os animais. “Nosso trabalho aqui hoje é para manter o animal em boas condições de saúde, fornecendo alimentação balanceada, com ração adequada à idade do animal, e ainda, dentro da melhor estrutura possível, que atualmente vem sofrendo melhorias com a construção e reformas civis”, afirmou a médica veterinária e gestora Fernanda Lucci Mussi Fagundes.
Ela frisou que o abrigo não executa nenhum tipo de eutanásia, tendo em vista a vedação da legislação federal e estadual sobre crimes ambientais. “Porém cabe salientar que na própria norma legal, há a previsão da adoção da eutanásia, que somente deve ser adotada quando o animal oferece risco a saúde coletiva e somente posterior adoção de todas as medidas veterinárias necessária para atendimento do animal, e ainda assim, precedendo do laudo veterinário atestando a saúde prejudicada do animal, ou seja, somente em casos extremos”.
Recentemente foram aplicadas as doses da v10 (sendo três doses para o filhote e duas para adultos). Esta vacina é uma importante imunização que fornece proteção aos animais de sete doenças consideradas graves: cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina.
Já a vacina antirrábica protege os cães e gatos contra a raiva e é fornecida, gratuitamente, a todos animais pets da municipalidade, objetivando o controle da raiva animal. “Não adotamos a “matança de animais” no abrigo, e sim, realizamos o controle de zoonoses adotando todos os protocolos de saúde pública e entidades voltadas ao tema, a exemplo, o Instituto Pasteur, laboratório de referência do Governo do Estado de São Paulo na análise de cérebro de animais que vieram a óbito com sintomas de raiva, febre amarela dentre outras enfermidades que possam trazer risco à saúde pública”, explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Paralelamente, o setor também realiza apoio técnico veterinário às autoridades competentes – Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Ministério Público – na formulação de laudos técnicos que subsidiam e caracterizam o crime de maus tratos, e realiza visitas com caráter orientativo quanto a posse responsável de animais.
A atividade do Abrigo de Animais, atualmente, consiste no controle de zoonoses, que não se deve confundir com bem-estar animal, porém há de se destacar o forte apoio dos voluntários que tentam proporcionar qualidade à vida animal aqueles que estão abrigados no setor, inclusive por vezes, alcançando adotantes para os pets.

Em obras

Atualmente, o abrigo está em obras e ainda no primeiro semestre deste ano será transformado no Cepatas – Centro de Proteção e Atendimento aos Animais.
O novo espaço terá recepção, consultório, parte administrativa, sala de vacinação, sala de cirurgia, sala de procedimentos, canil para quarentena, maternidade, gatil, sala de internação, espaço para animais de grande porte, nova pintura e fachada, além de espaço para eventos como feiras de adoção.
“Foi um compromisso do nosso plano de governo e vamos cumprir, pois em nossa gestão a vida animal também é prioridade. Ainda este ano teremos nova campanha de castração para toda a cidade e queremos cada vez mais um olhar especial para essa causa”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
A equipe do abrigo é composta além da gestora Fernanda, pelos servidores Marcella Christoff – Assessora, Dorocy Rafael e Josué Alves Rafael – Auxiliar de serviços gerais, que atendem na Estrada do Maçaim, s/n ou pelo telefone 3648-2959 ou pelo e-mail: abrigodeanimais@pindamonhangaba.sp.gov.br.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação