Abril Azul: Mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Neste mês de Abril, a chamada é para atenção ao Autismo, onde temos a campanha do Abril Azul, que conscientiza a população aos portadores deste transtorno.

O TEA (transtorno do espectro autista) é um distúrbio do desenvolvimento neurológico, caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais diferentes, déficits na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. O TEA reúne quatro desordens do desenvolvimento neurológico presente desde o nascimento ou começo da infância: transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado de desenvolvimento não-especificado e Síndrome de Asperger.

O autismo é caracterizado como uma alteração bastante complexa do neurodesenvolvimento e interfere em muitas esferas na vida, como nas habilidades de comunicação e interação social. Sinais de alerta no desenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. O TEA tem como prevalência maior o sexo masculino.

O diagnóstico do Autismo é clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de testes específicos. Diante de uma alteração no desenvolvimento, é importante iniciar as terapias o quanto antes.

Crianças autistas apresentam dificuldade na concentração e interação social, e ter uma rotina é fundamental porque ajuda a diminuir a sensação de insegurança, confusão e ansiedade. Fogos de artifício desencadeiam transtorno grande em crianças autistas, podendo levá-las a situações de convulsão.

O tratamento da criança com TEA é multidisciplinar, onde é preciso interação entre médico neurologista, psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, professor e conta com a ajuda dos pais, família, amigos, vizinhos.

O Fisioterapeuta atua diretamente em funções determinantes para a vida da criança e adolescente com autismo, e até mesmo adultos. O Fisioterapeuta atua em funções básicas como andar, sentar, ficar em pé́, jogar, rolar, tocar objetos, engatinhar e a se locomover de maneira geral. Todas essas funções são pré-requisitos fundamentais para a melhora da socialização e da inclusão escolar e social.

Termino deixando uma ressalva aos pais: não acreditem na ideia que “cada criança tem seu tempo”. Ao perceber algum atraso na fala ou desenvolvimento motor do seu filho, procure um especialista.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba