Ação conjunta, conduzida pela Polícia Militar, foca combate aos homicídios

Aconteceu na última sexta-feira (29) em Pindamonhangaba, uma importante operação policial, liderada pela Polícia Militar focando o cobate aos homicídios. A ação priorizou o Distrito de Moreira César, onde foi registrada a maioria das ocorrências em 2022.

A operação contou com o apoio do Policiamento Ambiental, Policiamento Rodoviário Estadual, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, além das viaturas de Força Tática e Rocam.

Foram realizados bloqueios policiais e saturação nos bairros onde ocorreram os últimos homicídios, bem como o cumprimento de alguns mandados de prisão e mandados de busca.

Ao todo, 85 veículos foram fiscalizados, 152 pessoas abordadas e uma arma apreendida durante a Operação Policial.

As ações integradas com o foco na problemática criminal fazem parte da atual Política do Comando da Região e deverão ocorrer de forma contínua, visando maior segurança para a população do Vale do Paraíba.

Números
No comparativo primeiro trimestre deste ano com 2021, Pindamonhangaba reduziu em média 30% o número de ocorrências de furtos e roubos, porém aumentou em 80% o número de homicídios, com seis mortes em 2021 contra 11 crimes contra a vida no primeiro trimestre deste ano.

Furto em 2021: 305
Furto em 2022: 209
Furto de Veículo em 2021: 37
Furto de Veículo em 2022: 24
Roubo em 2021: 107
Roubo em 2022: 66
Roubo de Veículo em 2021: 21
Roubo de Veículos em 2022: 18

Nosso efetivo vem trabalhando em conjunto com os serviços de inteligência das forças policiais da cidade e, embora grande parte dos registros de homicídio esteja relacionada às ocorrências de tráfico de entorpecente, o trabalho está sendo priorizado para diminuir essas ocorrências”, afirmou a comandante da Polícia Militar, Cap. Lucimeire Jerônymo.

Para o secretário Municipal de Segurança, Fabrício Pereira, o trabalho integrado e a tecnologia são os grandes parceiros na luta contra o crime. “Nossa gestão não mede esforços em investir na tecnologia e hoje o CSI – Centro de Segurança Integrada – é o grande aliado para melhoria da segurança pública”, afirmou.

  • Divulgação