‘Ação Raízes’ promove e valoriza a consciência negra em Pinda
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, está promovendo diversas ações do “Raízes – Promoção e Valorização da Consciência Negra”.
A ação começou dia 18 de novembro, no auditório da Prefeitura, com explicação sobre a iniciativa e a importância de realizar projetos de promoção da consciência negra, além de apresentação musical, declamação de poesia, exibição de vídeo referente a preconceito racial e assinatura de parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – para orientações jurídicas.
Durante o evento, alunos de diversas escolas receberam as Cartilhas Palavras Racistas para maior disseminação da conscientização do vocabulário ofensivo e suas formas adequadas de expressões. Para que a sociedade evite a utilização de termos racistas e ofensivos.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, lembrou que o evento é um “importante ato para a luta contra o racismo e preconceito e que a Prefeitura está buscando mais parceiros para o fomento das práticas de inclusão e luta pelos direitos de igualdade”.
O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, pediu a união das pessoas para “combater o racismo e promover uma sociedade justa e igualitária, onde todos as pessoas devem ser respeitadas, independente de cor de pele, raça, religião ou opção sexual”. O prefeito disse ainda que a “ação visa conscientizar a população sobre a questão racial e despertar o interesse social em lutar contra o racismo”.
No fim de semana o evento seguiu sua programação com atividades em vários pintos da cidade, como exposição de artes – Dany KKO, exibição do curta-metragem “Perifericu” – Vita Pereira, discotecagem – DJ Jaguar, ação estudantil “Quebrando Taboo” com alunos da EE Prof. José Wadie Milad, culto ecumênico, palestra on-line “Entrevista Negras Trajetórias” – Grupo Monako e Mulheres de Cena – Coletivo Joaquina (círculo formativo especialmente recomendado para professores).
O evento contou com representantes de várias instituições, além de vereadores e outras autoridades municipais.
Confira o restante da programação
22 de novembro: Espetáculo “SomBRafrica”, inspirado no universo da diáspora africana a partir do poema “Navio Negreiro” de Castro Alves – Teatro de Sombras
Local: Teatro Galpão
Horário: 20h
23 de novembro: Sessão Solene na Câmara Municipal – Reconhecimento dos vereadores a personalidades negras do município
Local: Câmara Municipal
Horário: 18h30
23 de novembro: Palestra on-line “Caminhos para uma Educação Antirracista” – Herica Veryano e Gerson Rodrigues (círculo formativo especialmente recomendado para professores)
Local: www.youtube.com/watch?v=InVpj8xQmec
Horário: 18h30 às 20h30
24 de novembro: Batalha de MCs
Local: Praça do Quartel
Horário: 18h
24 de novembro: Palestra on-line “Ninguém Nasce Racista: Práticas Emancipadoras na Educação Infantil” – Monique Ferreira; “Lugar de Fala: Reflexões da Representatividade Educacional” (círculo formativo especialmente recomendado para professores)
Local: www.youtube.com/watch?v=eMgBctLA3aY
Horário: 18h às 19h
25 de novembro: Pocket Show e Lançamento do Documentário “Raízes e Conexões – Hip Hop Pindamonhangaba
Local: Praça Sete de Setembro
Horário: 18h às 22h
25 de novembro: Palestra on-line “Reconhecendo a África” – Altamar Roberto de Carvalho (círculo formativo especialmente recomendado para professores)
Local: www.youtube.com/watch?v=wJSDSGtmB6M
Horário: 18h30 às 20h30
26 de novembro: Grande Show Musical: Cantor Salgadinho
Local: Praça Sete de Setembro
Horário: 20h
26 de novembro: Contação de Histórias e Palestra Show
Local: Instituto Atuarte (Rua Guilherme Schmidt, 239 – Jardim Rosely)
– 16 h: Contação de Histórias “Minhas Contas” – Herica Veryano
– 17h: Palestra Show “Primeiros Passos na Carreira de Ator no Teatro, Cinema e TV“ – Nill Marcondes (São Paulo/SP)
27 de novembro: Festival Anual de Hip Hop
Local: Teatro Galpão
Horário: 14h às 19h
27 de novembro: Oficina de Teatro e Workshop
Local: Instituto Atuarte (Rua Guilherme Schmidt, 239 – Jardim Rosely)
– 9h às 11h: Oficina de teatro para atrizes e não atrizes “Gira Mulheres de Cena”
– 16h: Workshop “Subjetividades Pretas nas Telas” – Jaqueline M. Souza (São Paulo/SP)
02 de dezembro: Show Musical em Comemoração ao Dia do Samba
Local: Praça do CISAS (Moreira César)
Horário: 14h