Editorial : Ação, reflexão e responsabilidade social
Com o objetivo de possibilitar maior reflexão e conscientização sobre a importância de ajudar o próximo, uma unidade escolar vem desenvolvendo o projeto “Ação Real”.
A iniciativa visa a conscientizar os alunos quanto à solidariedade – transformando cada um em um agente solidário.
A Escola Municipal Dr. Ângelo Paz da Silva, que fica no bairro Cidade Jardim, em Pindamonhangaba, realiza desde 2021 projetos de responsabilidade social e cidadania; e, de acordo com os idealizadores da iniciativa, “os projetos têm por intuito promover educação inovadora, por meio de práticas pedagógicas que permitam a reflexão-ação-reflexão; proporcionando a aprendizagem significativa para formar cidadãos criativos, críticos, éticos, participativos e solidários, que aprendam a aprender, a ser e a conviver em sociedade”.
Este ano, o projeto “Caminho das Boas Maneiras” – que surgiu do desejo de possibilitar às crianças meios para maior socialização – incentiva o uso das “palavras mágicas” e atitudes afetivas, de modo a transformar, em convivência harmoniosa e saudável, ações agressivas e egocêntricas que tanto causavam desconforto à turma.
Além disso, as atividades estimulam a cultura de boas práticas, colocando cada vez mais a solidariedade e a reciprocidade em foco; ressaltando a importância de se respeitar as diversidades e praticar a tolerância.
Que este e outros projetos incentivem os pequenos cidadãos a serem, cada vez mais, porta vozes das boas maneiras!