Ações da polícia aumentam número de prisões por tráfico

De janeiro a abril deste ano a Polícia Militar interceptou na cidade 52 casos de tráfico de drogas e 14 por porte de entorpecentes, sendo que no ano passado nesse mesmo período houve 40 ações por tráfico de drogas e 22 por porte de entorpecentes. Sobre o crescimento no índice de tráfico de drogas, o capitão PM Ricardo Prolungatti ressalta que isso não está ligado ao aumento de criminalidade em Pindamonhangaba. “É o resultado da efetividade do trabalho e ações da polícia, isso consequentemente faz crescer o número de apreensões de pessoas e de entorpecentes”, destaca.
Segundo dados da polícia, o comércio de entorpecentes é o que mais leva os infratores às unidades prisionais, geralmente homens com idade média de 18 a 25 anos, de bairros mais periféricos da cidade. Um caso recente em Pindamonhangaba foi um casal do bairro Cruz Pequena, que plantava e cultivava maconha na própria casa.
Em 2015 a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo fez um levantamento no sistema prisional do Estado e identificou que dos 221.636 presos, 86.354 estão devido ao tráfico de entorpecentes, representando 38,96% do total de detentos.
Ainda de acordo com a pesquisa, os homens representam a maior parte se comparando os gêneros, 77.479 estão no sistema prisional respondendo ou cumprindo a sentença pelo tráfico de drogas, em seguida 76.260 são detentos por roubo. Já as mulheres 8.875 estão presas por tráfico de drogas, enquanto que o segundo motivo de cárcere também é roubo, somando 1.239 presas.
Em Pindamonhangaba, de janeiro a maio desse ano, 53 adultos foram presos – um aumento de 279% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram 19 pessoas. Enquanto que 11 adolescentes foram detidos em 2015, e neste ano já foram 20 – um crescimento de 91%.
O capitão PM ressaltou que Pindamonhangaba está às margens da rodovia Presidente Dutra, onde os entorpecentes mais apreendidos nas operações são crack, maconha e cocaína. A via é o eixo e principal acesso aos infratores, para eles o armazenamento é mais fácil, próximo ao litoral e as serras, liga as maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, além de estar próximo a penitenciárias como as de Tremembé e de Potim.
O capitão Prolungatti enfatiza que as entorpecentes são os desencadeadores da maioria dos crimes. “O homicídio, um mata o outro por causa de dívida ou rivalidade; um rouba o carro pra conseguir dinheiro; o viciado faz pequenos furtos para manter o vício”, exemplifica. A droga não está presente apenas no tráfico, a compra de armas e o crime organizado são outras razões pelas quais o infrator comercializa o entorpecente para conseguir dinheiro e financiar outros delitos.
As ações em combate as drogas têm sido intensificadas na cidade, e para que as apreensões mantenham efetividade, é importante que o cidadão comunique o disque denúncia pelo 181, e fale sobre a suspeita. Para o capitão da PM, é fundamental passar o maior número de informações possíveis como o local onde o tráfico é feito, onde costumam esconder as drogas, quantas pessoas costumam ficar no local e o horário. Vale ressaltar que a ligação é totalmente anônima.

Imagens: Francielly Godoy
  • Capitão da PM de Pinda, Ricardo Prolungatti, durante visita ao centro de operações