Editorial : Ações esportivas e socioculturais
As atividades físicas são essenciais para a preservação da saúde das pessoas, pois previnem doenças como obesidade, diabetes e hipertrofia. Além disso, praticar esportes e lazer aumenta a interação e a sociabilização, deixando as pessoas, principalmente as crianças, mais produtivas.
Agora, quando as crianças podem ter atividades como balé, hip-hop, jiu-Jítsu, taekwondo, judô e capoeira, entre outros, enquanto os pais fazem cursos profissionalizantes é, literalmente, unir o “útil ao agradável”.
Tem sido assim no centro comunitário do bairro Araretama – Amoar. O espaço vem recebendo diversos projetos sociais direcionados aos moradores daquela região, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba.
Os cursos e oficinas oferecidos no bairro são profissionalizantes e buscam dar novas oportunidades para pessoas que estão desempregadas ou sem ocupação profissional, além de ser também uma excelente oportunidade para fortalecer a rede de contatos entre os moradores e os professores e instrutores.
Uma mãe de duas crianças que participam das atividades foi enfática ao dizer que ‘o projeto ajuda a criançada na parte esportiva e cultural, além de tirá-las das ruas, da desocupação e da ociosidade. E isso é muito bom!’
Sim, é muito bom quando há iniciativas socioeducativas nos bairros e é muito melhor quando há também oportunidade para os pais e familiares. Todos ganham quando as atividades alcançam diversas faixas etárias e necessidades locais.