Acupuntura e as Técnicas milenares Chinesas

A acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos, aproximadamente, que faz parte das técnicas de medicina tradicional. A acupuntura, propriamente dita, se utiliza da inserção de agulhas no corpo para tratamento de doenças e síndromes. Outros recursos utilizados para tratamento na MTC, como as moxas (queima de uma erva chamada Artemísia, que irá produzir calor local), magnetoterapia (uso de imãs) e outros instrumentos para provocar a liberação de substâncias químicas do próprio organismo e com isso promover o tratamento necessário ao paciente.

Na medicina tradicional chinesa (MTC), os antigos mestres ensinavam que a doença é uma alteração das funções do corpo ou desgaste dele, provocado por fatores externos, como frio, calor, umidade, fatores emocionais, nutricionais ou envelhecimento, que irão influenciar internamente. Por meio da acupuntura seria possível a recuperação da saúde.

Antigamente as doenças eram tratadas pelos meios disponíveis da época, como dietas e chás (infusões de ervas), “agulhamento” (acupuntura); e, mais tarde, manipulação vertebral (Ban Fa, uma espécie de quiropraxia) e massagens (Tui-Na); além de exercícios respiratórios, com ou sem movimentos corporais (Qi Gong) e exercícios adaptados da arte marcial (Tai Chi Chuan).

A ventosaterapia faz parte dos recursos de tratamento da MTC por ser considerada uma alternativa minimamente invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse e tudo o que tenha relação com o alinhamento energético. É uma técnica que se popularizou após as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, porém utilizada de forma incorreta por alguns profissionais. É necessário conhecimento da técnica para sua utilização.

De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, para cada problema apresentado pelo paciente existe uma combinação plausível de pontos que devem ser estimulados para liberar as substâncias que ajudarão no tratamento. A partir disso se conclui que não é a quantidade de pontos abordados que determina a eficácia da técnica.

A medicina chinesa baseia-se na integração de diversos fatores, entre eles questões emocionais, pulsação do sangue, viscosidade da língua, e não nos sintomas clínicos apresentados pelo paciente (por exemplo: dor na coluna).

Diversas patologias e distúrbios podem ser tratados pelo procedimento. Algumas das condições para as quais a técnica tem se mostrado eficaz são as dores crônicas de origem musculoesquelética (como lombalgia, cervicalgia, dores articulares por artrose, entre outros), além dos transtornos como ansiedade, depressão e insônia.

Portanto, existem alguns estudos que embasam cientificamente a acupuntura nos casos de controle de dores agudas e crônicas, na reabilitação ortopédica, porém são necessários mais estudos para os demais casos e para as demais técnicas utilizadas.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba