Editorial : Adoção responsável

Fim de ano se aproximando, as pessoas pensam em presentes e muitas acabam dando animais de estimação como um “mimo”. Nesta edição, divulgamos a ação para adoção de pets, realizada com muita responsabilidade pela Cepatas.

Há muitos animais que precisam de um lar e há muitas pessoas que querem um animalzinho em casa. Parece uma equação fácil.

Porém, adotar um animal de estimação não é apenas uma questão de vontade. Junto com a decisão de ter um pet em casa surge uma série de responsabilidades.

Animais de estimação não devem ser tratados como brinquedo, um objeto que se usa e deixa de lado ou descarta. Nesta lógica, os animais são seres que precisam ser respeitados e jamais devem ser considerados como coisas que podem ser transformadas em presentes. Vamos listar, abaixo, algumas características que corroboram a afirmação de que pet não é presente, para que você nunca se deixe levar por esta cultura equivocada.

Vejamos: pets precisam de cuidados básicos com a alimentação; eles adoecem e precisam de consultas veterinárias, remédios e até cirurgias; um pet, sem receber a devida atenção e carinho do seu tutor, pode sofrer e ficar deprimido; eles precisam ter seu próprio espaço, com conforto e segurança; cachorros precisam de frequentes passeios para se exercitar e socializar; eles precisam de cuidados sanitários diários, pois defecam e urinam; animais de estimação não deixam de existir quando você precisa sair de casa ou vai viajar; eles não podem ter livre acesso à rua; precisam de vacinas durante toda a sua vida; necessitam de companhia e diversão; e muito mais.

A responsabilidade é diária e por toda a vida do animal, com atenção, custos e laço afetivo. Eles merecem um lar e tutores que os queiram e os amem. Por isso, se você pensou em presentear alguém, converse com essa pessoa antes, fale sobre o compromisso e, caso ela queira realmente assumir a tutela de um pet, convide-a a visitar um abrigo de animais ou a conduza até uma feira de adoção. Agindo assim, você vai contribuir para a realização de uma adoção responsável, conseguindo uma família para um animal carente e, certamente, este seu ato será lembrado com mais carinho e cumplicidade no futuro.