Editorial : Afago ao estômago e ao coração
“Preparar receitas saudáveis e nutritivas; elaboradas exclusivamente com ingredientes enviados pelo Setor de Alimentação Escolar”. Esta era a regra principal do concurso “Receitas da Alimentação Escolar” da rede municipal de Pindamonhangaba.
E como ‘missão dada é missão cumprida’, os participantes do concurso se empenharam ao máximo; e, na última semana, o resultado final da seletiva foi de muita emoção e alegria.
A premiação das vencedoras das receitas – que irão incorporar o cardápio das escolas em 2023 – foi para: Luciana Sleiman Ali de Melo, do Cmei Olímpia César, que apresentou ‘Strogonoff sem Lactose’; e Lúcia Helena Ribeiro Gonçalves, da escola Professora Yvone Aparecida Arantes Correa, que elaborou o prato‘Banana Caramelizada com calda de laranja e acerola’.
O propósito principal da iniciativa foi reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos manipuladores de alimentos; e, assim como valorizar suas práticas inovadoras, com receitas para compor o cardápio e que possam contemplar as dezenas de alunos com restrições alimentares, como intolerância a lactose, por exemplo.
O concurso de receitas na alimentação escolar foi realizado pela primeira vez em 2013; depois teve uma edição em 2016.
As duas vencedoras contaram sobre suas afinidades com a gastronomia e também com o cuidado com a alimentação dos pequenos – que por trabalharem no dia a dia, acabam “pegando amor” à criançada: “Pra mim, essa receita é um ato de amor para as crianças”!
Parabéns aos organizadores. Às vencedoras e a todos envolvidos por essa linda iniciativa que afaga o estômago e a alma!