Agosto, o mês do Voluntariado

Em dezembro o mundo comemora e em agosto somos nós brasileiros que devemos comemorar e exaltar o voluntariado nacional.

Ainda está muito restrito as rodas de convertidos, aqueles que já praticam ou tem simpatia pelo voluntariado, ou ainda às organizações que incentivam esta prática tão importante para as pessoas e para a sociedade.

Poderíamos e deveríamos ter uma comemoração mais esfuziante, não para exaltar o ego de alguns, mas para mostrar os feitos do voluntariado e como faria falta se não existisse e para incentivar a conhecer esta ferramenta aqueles que ainda não tiveram contato com ela.

Hoje temos aproximadamente 13% da população atuando de forma rotineira no voluntariado, algo como 27.000.000 de brasileiros que deixam seus afazeres por algumas horas por semana ou por mês e se dedicam as mais variadas causas espalhadas pelo país.

Pessoas entenderam que fazer parte da solução é muito mais interessante e produtivo do que fazer parte do problema, entenderam que com muito pouco podem fazer muito e que as vezes um olhar, um ouvir atento pode mudar a vida de outros.

O voluntariado é muito mais do que doar parte de seu tempo, é muito mais do que trabalhar de graça para alguém, é uma verdadeira escola de humanidade e de compreensão do mundo em que vivemos.

Através do voluntariado podemos, se estivermos dispostos a isso, entender como as pessoas chegam as ruas e não saem mais, o porquê de tantas comunidades sem a menor condição sanitária existem pelas cidades brasileiras e qual as necessidades reais do nosso povo.

Falamos e vivemos emum mundo tão tecnológico que as vezes esquecemos que muitos, hoje no Brasil 15% da população, não tem o que comer, e são usados como arma política partidária, e não percebemos que fazemos parte de uma engrenagem que nos colocam uns contra os outros, para o benefício de poucos.

O voluntarionos mostra realidades verdadeiras e com esta visão temos condições de escolher como e a quem apoiar de forma real e sem interesses outros, salvo o de ajudar um semelhante a se fortalecer e crescer com suas próprias ferramentas e forças.
Viva o voluntariado, parabéns voluntários e que venham mais, precisamos de todos vocês.

  • Arquivo pessoal