Alckmin será o 26º Vice-Presidente do Brasil e o segundo paulista a ocupar o posto

O pindamonhangabense Geraldo Alckmin será o 26º Vice-Presidente do Brasil e o segundo paulista a ocupar o posto. Desde Floriano Peixoto, o primeiro vice e que posteriormente tornou-se presidente, até o atual General Hamilton Mourão, apenas um paulista ocupou o segundo cargo mais alto do Executivo Federal: o ex-presidente Michel Temer, que nasceu em Tietê, interior de SP.

Temer foi Vice-presidente de Dilma Roussefn de 1º/1/2016 a 31/08/2016 e posteriormente ocupou a Presidência até 31/12/2018. Dos 26 Vices, 8 assumiram o posto de Presidente de forma definitiva por razões como morte ou impeachment do titular.

Da região do Vale do Paraíba, Alckmin será o segundo político a ocupar cargo no mais alto comando no Governo Federal. Nascido em Guaratinguetá, Conselheiro Rodrigues Alves elegeu-se duas vezes para a Presidência da República, cumprindo mandato de 1902 a 1906 e depois eleito em 1918, entretanto devido seu falecimento não tomou posse.

Primo de Geraldo Alckmin também foi Vice-Presidente

O paulista Geraldo Alckmin Filho não será o primeiro da família Alckmin a assumir o posto de Vice-Presidente. O folclórico político mineiro José Maria Alkmin foi o 15º Vice-Presidente da República, na composição com o General Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente do Governo Militar no Brasil e ocupou a cadeira de 15 de abril de 1964 a 15 de abril de 1967.

A esposa de Alkmin era prima de Juscelino Kubitschek e juntos construíram carreira política por Minas Gerais, tendo sido deputado federal por vários mandatos, Secretário da Educação do governo mineiro e até Ministro da Fazenda no Governo JK. Em 1964, aliou-se ao grupo mineiro mais conservador aliado com o governador Magalhães Pinto, participando de ato que precedeu o Golpe Militar de 64 e que possibilitou assumir a Vice-Presidência

  • Divulgação Vice-presidente eleito, o ‘pindense’ Geraldo Alckmin
  • José Maria Alkmin