Além do clareamento: tratamentos odontológicos ganham destaque na área estética

Não é só a preocupação com a saúde bucal que leva os pacientes aos consultórios odontológicos. Cada vez mais, a busca pela estética na área atrai a atenção e pode ser a solução para melhorar a autoestima. A odontologia voltada para a imagem pessoal vai além do clareamento dental e é capaz de realizar diversos tratamentos como os restauradores, aplicação de lentes de contato dentais e procedimentos orofaciais (botox e preenchimento, por exemplo).

A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Alana Cristina Machado, explica que o ramo estético odontológico tem a função de restabelecer a saúde oral e o bem-estar visual. “Esse campo tem o intuito de proporcionar a boa aparência do rosto, alcançando proporções faciais harmônicas e, ao mesmo tempo, devolvendo a forma, função e estética do sorriso”, explica.

A dentista acrescenta que essa especialização é indicada para solucionar problemas funcionais ou estruturais e pode ser responsável por prevenir a necessidade de processos mais complexos, como extrações e colocações de prótese. Os benefícios são muitos e têm impacto na qualidade de vida de um indivíduo.

Dentre as inúmeras possibilidades de tratamento, a coordenadora afirma que podem ser realizadas restaurações, correção de mordida, além da remoção de manchas causadas por alimentos ou pela nicotina. “Muitas técnicas surgem a todo o momento, conforme a evolução dos estudos na área. Um exemplo que vai além dos elementos dentais é a aplicação de toxinas botulínica, preenchimentos e bichectomias, funções atualmente dominadas por profissionais destintas”, comenta.

Com os desenvolvimentos tecnológicos, é possível ter acesso a novos materiais e procedimentos menos invasivos, que garantem o aumento da autoestima dos pacientes. “O importante é garantir a saúde e satisfação pessoal com a própria imagem. Com esses tratamentos, conseguimos alterar aspectos estéticos do rosto e reparar estruturas dentárias para melhorar a saúde física e emocional das pessoas”, finaliza.

  • Divulgação