Alguns cuidados garantem segurança na hora da realização dos “arraiás” e festas juninas

Os meses de junho e julho são marcados pelos festejos juninos, os tradicionais “arraiás”. Para garantir a segurança durante as festividades, os organizadores dessas festas devem tomar alguns cuidados para garantir a segurança de todos e evitar acidentes, seja em casa, nas praças ou nas ruas.

De acordo com a EDP, concessionária de energia elétrica da região, é comum acontecer acidentes com a rede elétrica durante os festejos juninos.

Fogueiras, fogos de artifícios, bandeirolas e balões representam os principais riscos de acidentes com energia nessa época do ano. No caso de ambientes externos, por exemplo, enfeites aéreos como bandeirinhas, não devem ser amarrados em postes ou bocais de lâmpadas. Além disso, arames e fios metálicos também não devem ser utilizados para fixação dos ornamentos. O mesmo acontece com o uso excessivo de conexões, emendas e extensões, que podem causar acidentes. Em caso de necessidade, a EDP deve ser procurada com antecedência para que sejam efetuadas as ligações provisórias ou afastamento da rede de distribuição de energia, com toda a segurança e por técnicos especializados.

No momento da montagem das barracas, os cuidados devem ser tomados em relação às redes elétricas aéreas, com o risco de acidentes, caso alguma estrutura encoste na fiação. Coberturas e toldos também devem estar bem fixados para evitar que sejam projetados contra a rede caso se soltem em função de chuvas e fortes ventos.

Outro ponto de atenção são as fogueiras, que não devem ser montadas e acesas sob os cabos de energia com risco de provocar incêndios. A queima de fogos de artifício também deve ocorrer em espaços abertos e longe das estruturas.
Soltura de balões e incêndios
Outro fator de risco nesta época é a soltura de balões, que é crime previsto em lei e que acarreta sérios danos à população, com a ocorrência de incêndios e interrupção no fornecimento de energia.

“Esses cuidados em prol da segurança são necessários para que esses momentos especiais sejam marcados apenas por alegria e celebração. A prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes. Estamos à disposição para oferecer as orientações necessárias à população para que os eventos sejam realizados com a máxima segurança”, afirma Stevon Schettino, gestor de operação da EDP.
Queimadas

No período de estiagem, que vai julho a outubro, o efetivo dos Bombeiros é reforçado nos locais e horários onde há maior incidência de incêndio em vegetação. Paralelo a isso é feito um trabalho de conscientização da população por meio de ações de educação pública, com entrega de cartilhas para evitar limpezas de terreno com fogo e soltura de balões.

Anualmente o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo em conjunto com a Defesa Civil Estadual desenvolvem um treinamento com as Defesas Civis Municipais afim de capacitar os agentes municipais para o apoio em ocorrências de incêndio em vegetação, principalmente nas de grandes proporções.

  • Agência Brasil.
  • Divulgação. Soltar balão é ilegal e acarreta multa de R$1 mil a R$10 mil, ou pena de prisão de um a três anos para quem fabricar, vender, transportar ou soltar balões