Nossa Terra Nossa Gente : ALICE VALENTINI E O REI…

Tem amor que é tão grande que a gente se sente pequeno diante dele. É o que eu posso dizer do amor da jovem Alice Valentini pelas canções do Roberto Carlos! Na playlist do Spotify de Alice estão “Esse cara sou eu”, “Outra vez”, “Emoções”, “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, “Chegaste”, dentre outros inesquecíveis sucessos dessas seis décadas em que o Rei Roberto Carlos arrebanha fãs no Brasil, na América Latina e mundo afora.

Para ouvir as canções do Roberto Carlos, Alice dispõe de uma vitrola vintage e alguns LPs da vasta discografia de Rei (mais de 30 álbuns em português, gravados no período de 1961 a 2018). A coleção de vinil de Alice principiou bem: 11 LPs, dentre eles, o raríssimo “Jovem Guarda”, de 1965.

O encantamento de Alice pelas canções do Roberto se deu na infância, por volta dos três anos, ao vê-lo num especial de final de ano na TV Globo. Não se recorda exatamente qual música Roberto cantava, apenas do sentimento inexplicável de paz que lhe roubou lágrimas de emoção… Desde então, sempre que a menina Alice ouvia as canções do Roberto no rádio do carro, durante as viagens de família, ou na TV, aquele sentimento de paz dava-lhe a mão e a levava para o melhor lugar que havia dentro de si!
Com o tempo, Alice foi compreendendo essa mágica de que a música de Roberto Carlos é dotada e, por fim, desvelou que nela está o segredo do sucesso ininterrupto do cantor e compositor brasileiro que, com suas músicas, constrói castelos de amor e de espiritualidade no coração de quem está sintonizado com a sua mensagem, seus acordes, os versos de suas canções.

Pois, em sua família, essa máxima se verifica há quatro gerações de fãs do Rei: além dela, a mãe, a avó e a bisavó de Alice são apaixonadas pelo Roberto. Em “Chegaste”, há um verso em que Roberto afirma: “Para se apaixonar, sempre é tempo”! E, aos que se apaixonam pelas canções do Roberto Carlos, estes versos de “Detalhes” justificam o mistério do cultivo de tão sublime amor: “Não adianta nem tentar me esquecer/ Durante muito tempo em sua vida/Eu vou vier…”

Mistério que a jovem Alice cultiva em seu coração desde a infância e, a cada ano, a cada nova canção, a cada novo disco, a cada novo show do Roberto, só aumenta. Por isso, em seu aniversário de 16 anos, Alice não teve dúvidas quanto ao presente que pediria aos seus pais: o ingresso para o show do Roberto no Vibra São Paulo.

Um presente que Alice clama ao Universo? Era segredo, mas Alice autorizou-me a revelar: “Ter a sorte de pegar a rosa que Roberto distribui aos fãs ao final do show e, se possível, tirar uma foto ao lado do Rei!”.

Alice! Nesse 12 de junho, dia de seu aniversário – que data mais especial! – recebe essa canção – “É grande o meu amor por você” – e guarda-a com mão delicada, como o perfume das rosas que o Roberto distribui aos fãs, como a esse amor que você guarda em seu coração e que à teia da memória se entretece e ilumina seus sonhos e sua vida!

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você”

  • Divulgação.
  • Juraci de Faria é escritora, poetisa e membro da APL - Academia Pindamonhangabense de Letras