Alunos da Escola Dr. Mário Tavares participam do ‘Be Happy – Oficina da Felicidade’

Pensando no contexto emocional trazido pelos alunos no período pós-pandemia, os professores Adriano Marques, de História e Filosofia; e Matheus Oliveira, psicopedagogo e professor de Língua Portuguesa do Programa de Ensino Integral Dr. Mário Tavares, na Vila São Benedito, idealizaram uma matéria que poderia trabalhar as habilidades socioemocionais dentro do currículo da escola já no Ensino Médio.

A matéria faz parte da grade diversificada na matéria de eletivas no Programa Inova Educação e tem por objetivo ajudar os estudantes a aprenderem como encarar as adversidades da vida pessoal e acadêmica.
Nas atividades propostas ensinamos técnicas para ter o controle emocional, equilíbrio, confiança e autoestima e fazemos isso através de dinâmicas de grupo, histórias, testes e contamos com palestras de psicólogos e terapeutas holísticos, que são convidados a dar sua contribuição”, contou os professores.

O projeto vem acontecendo desde março e, de acordo com os educadores, “o sucesso foi tanto que os professores tivemos que repetir a dose no segundo semestre devido ao grande número de alunos interessados em participar da ideia”.

Nesta segunda fase, os alunos do 2º ano do Ensino Médio pediram para serem monitores e auxiliarem os colegas durante as aulas.

Para os idealizadores, as empresas exigem dos novos profissionais um entendimento do contexto mais humano, um ambiente de trabalho saudável, onde a capacidade de se relacionar atua na saúde mental das pessoas. Sendo assim, algumas instituições de ensino superior ao redor do mundo já acrescentaram esta matéria a sua grade, trabalhando aspectos da psicologia positiva.

O professor Matheus Oliveira disse que “já podemos notar o quanto a matéria esta ajudando na parte emocional e acadêmica dos estudantes. Uma experiência com linguagem adaptada para o Ensino Médio voltado para o público adolescente totalmente diferente de uma matéria tradicional. O estudante consegue aprender técnicas para se equilibrar com meditação e ele mesmo se autorresponsabilizar pelo seu sucesso. O papel de professores e monitores é mostrar que o caminho para chegar à felicidade se trilha através do autoconhecimento”.

  • Divulgação