Alunos finalistas do concurso ‘Caminhos da Logística Reversa’ visitam a Fábrica Campo Limpo Embalagens

Neste ano, o projeto de ‘Educação Ambiental Casa Verde’ com apoio do Sistema Campo Limpo, realizou o Projeto Caminhos da Logística Reversa, direcionando ações com os professores de 4º e 5º ano de 9 unidades escolares envolvendo mais de 840 alunos da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba.

Através do ‘Kit PEA 2022’ foram realizadas diferentes atividades práticas que levaram a conscientização pela responsabilidade compartilhada no gerenciamento de resíduos sólidos.

A fábrica que fica localizada em Taubaté é referência mundial em reciclagem, reaproveitando 93% de seus resíduos, que voltam para o ciclo de produção após serem coletados na central de recebimento, tornando-se novas embalagens e reduzindo a necessidade de extração de matéria prima.

No final do projeto, foi realizado um concurso de desenho para os alunos de 4º ano e um concurso de redação para os alunos de 5º ano onde puderam expressar os conhecimentos adquiridos e concorrer a premiações local, regional e nacional.

As produções foram enviadas ao Sistema Campo Limpo para votação interna e tivemos como ganhadores locais a estudante Camily Freitas de Oliveira com seu desenho, aluna da Professora Joelma Soares na Escola Rachel de Aguiar Loberto e o estudante Karuna Sindhu Schmidt com sua redação, aluno da Professora Patrícia Lima na Escola Maria Aparecida Camargo de Souza. Ambos foram finalistas no concurso regional, onde os vencedores foram estudantes da rede municipal de Taubaté que seguirão agora para a etapa nacional.

Karuna e Camily foram premiados com uma medalha personalizada pelo Projeto Casa Verde e visitaram junto com seus colegas de sala, professores e diretores, a Central Campo Limpo Embalagens de Taubaté onde participaram de ações em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, aprendendo ainda mais sobre o processo de Logística Reversa, o conceito de Economia Circular e puderam ver na prática o processo de produção.

Os estudantes demonstraram seu interesse participando de uma roda de conversa com os profissionais da fábrica, tirando suas dúvidas e compartilhando suas experiências vivenciadas na escola e em casa, relataram a preocupação pelo bem estar no planeta, a importância dos cuidados com o meio ambiente e através de suas falas, expressaram compreender que esse cuidado trata-se de uma responsabilidade de todos, por um bem comum.

O Projeto foi um sucesso e pretendemos ampliar para mais escolas da rede municipal na edição de 2023, fortalecendo as ações de educação ambiental que vêm sendo implantadas em nosso município”, disseram os professores do Projeto Casa Verde.

  • Divulgação