Americanet e Nokia iniciam testes com tecnologia 5G em Pindamonhangaba
A experimentação realizada na cidade pelas empresas inclui o uso do 5G na oferta de internet residencial
A Americanet e a Nokia anunciaram, nesta segunda-feira (26), os testes iniciais com a tecnologia 5G em Pindamonhangaba. As empresas obtiveram junto à Anatel a licença em caráter de teste e pesquisa para as experimentações na cidade, utilizando as faixas de 3,5 e 26 GHz (milimeter wave).
A operadora promoveu um showcase para convidados, no pátio da Prefeitura, a fim de demonstrar a capacidade da nova tecnologia e suas funcionalidades.
As duas empresas mostraram um teste de velocidade em ondas milimétricas – na frequência de 26 GHz –, na qual foi possível atingir o recorde de taxa de transferência com rede 5G na América Latina.
De acordo com Lincoln Oliveira, CEO da Americanet, a escolha da cidade Pindamonhangaba se deveu à forte presença estratégica do município em diversos setores que podem se beneficiar com a aplicação do 5G. “Pindamonhangaba está localizada no Vale do Paraíba, uma região estratégica, do ponto de vista de logística e de negócios com alto poder de investimento, onde encontramos segmentos como o industrial, comércio e varejo, residencial e de segurança pública. Já estamos presentes na região e iremos fomentar o desenvolvimento de novos negócios com o incremento do 5G. Será uma ótima oportunidade para mostrar o funcionamento da nova tecnologia na prática e buscar possíveis upgrades para a aplicação em larga escala”, afirma o CEO da Americanet.
Chefe da seção de economia e política do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Maxwell Hamilton foi também convidado pelas empresas para participar do evento. Em discurso, o representante promoveu o programa “Redes Limpas” do governo norte-americano e defendeu um alinhamento do Brasil com os EUA no assunto.
“Com a ativação dos testes de 5G fim a fim, em Pindamonhangaba, a Nokia reitera seu compromisso com o desenvolvimento do ecossistema de serviços no Brasil. É importante que todas as empresas participem ativamente das discussões e se capacitem no potencial de 5G, para promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócio que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento, fora dos grandes centros urbanos. A parceria com a Americanet vem para demostrar o potencial de 5G como uma plataforma de novos serviços digitais, com oportunidades no futuro bem próximo”, destaca Luiz Tonisi, Head da Nokia Brasil.
A operadora anunciou também que pretende levar a experiência da tecnologia 5G para 25 residências do município, que irão usufruir da sua aplicação por cerca de dois meses. Neste período, a Americanet fará um monitoramento contínuo para estudar os benefícios, buscar melhorias e entender alguns dos caminhos a serem explorados pelas telecons.