História : Aniversário de criação da Fundação Dr. João Romeiro, a mantenedora do jornal Tribuna

Há 43 anos, em maio de 1980, surgia a Fundação que se tornaria legalmente responsável pela continuidade e permanência do 2º jornal mais antigo do Estado de São Paulo entre os mais longevos jornais do Brasil…

“História” de hoje conclui às lembranças referentes à criação da Fundação Dr. João Romeiro.
Em artigo editorial publicado na edição de 7/6/1980, a primeira do mês seguinte à criação de sua mantenedora, o jornal finalmente anunciou com o título “Tribuna e uma nova fase”, que a partir da semana seguinte começaria a viver nova etapa em sua caminhada histórica: “…passando a ser dirigido por uma Fundação que será a ‘João Romeiro’, denominação que rende tributo àquele que foi o grande fundador do nosso jornal”.
Demonstrando muita convicção no que dizia, o editorialista afirmava: “…o velho jornal continuará, intimerato, vencendo as barreiras do tempo, prosseguindo em sua marcha ascensional, como legítimo patrimônio da cidade-patrimônio – Pindamonhangaba.”.

“Tribuna da Comunidade”

Com chamada de 1ª página, intitulada “Agora, a ‘Tribuna’ é da comunidade“, na edição de 14/6/1980, comemorativa ao seu aniversário de 98 anos, o jornal assumia a condição de periódico da comunidade e anunciava o 1º Conselho de Administração da Fundação:
“A partir desta edição, a Tribuna do Norte deixa de ser o órgão oficial da Prefeitura Municipal, para se transformar em um jornal da comunidade pindamonhangabense. Essa mudança é consequente da lei que extinguiu a imprensa Oficial do Município e criou a Fundação Dr. João Romeiro.
A passagem do jornal à comunidade foi feita pelo prefeito Geraldo Alckmin Filho, ao dar posse, quarta-feira (11/6/1980), ao Conselho de Administração da Fundação Dr. João Romeiro, integrado por Alexandre Salgado, Francisco Piorino Filho, Ivete Collin, Jesus Antonio de Miranda Filho e Luiz Salgado Ribeiro”. (O jornalista Luiz Salgado Ribeiro seria o primeiro presidente da Fundação Dr. João Romeiro).

Comentários referentes ao acontecimento prosseguiram nas páginas internas. O artigo editorial, intitulado “Um jornal novo com tradição centenária”, associou a conquista à data natalícia do jornal e ao progresso de Pindamonhangaba:
“Ao completar seus 98 anos, a Tribuna do Norte deixa de ser um jornal da Prefeitura para ser um jornal da comunidade pindamonhangabense. Ao tomar a iniciativa de propor à Câmara Municipal a Lei nº 1.672 – que extinguiu a Imprensa Oficial do Município e criou a Fundação Dr. João Romeiro – o prefeito Geraldo Alckmin Filho procurou resolver uma série de problemas relativos à sobrevivência do mais antigo jornal do interior brasileiro, que é uma das mais caras tradições de Pindamonhangaba. Mas esse ato do prefeito não pode ser considerado apenas uma providência administrativa, confundida e nivelada a centenas de milhares de outras decisões que já foram tomadas pelo jovem chefe do Executivo. Essa lei tem especial importância por se constituir em uma demonstração de fé e consciência democrática difícil de ser comparada ou encontrar paralelo em outros atos de governantes contemporâneos.

Em síntese, o que fez o prefeito foi abdicar do controle de um jornal que poderia servir unicamente para a divulgação de sua administração, à promoção pessoal ou de grupo político – para entregá-lo à comunidade pindamonhangabense. Com isso, o prefeito deixa de ter um veículo de comunicação oficial – dócil cumpridor de suas ordens – para que o município tenha um jornal isento de paixões partidárias, capaz de noticiar e debater com objetividade os problemas de Pindamonhangaba.
Louvável também foi a atitude da Câmara Municipal que – a exceção de apenas um vereador – compreendeu o propósito democrático da Lei 1.672 e aprovou a criação da Fundação Dr. João Romeiro. Pois, sem desprezar ou esquecer sua tradição de quase um século, a ‘Tribuna do Norte’ surge hoje como um jornal novo, atualizado, compatível com a nova Pindamonhangaba da era industrial.

E não há contrasenso em ser moderno e tradicional ao mesmo tempo. Pois a tradição maior da ‘Tribuna do Norte’ é a de ter sido sempre um retrato da sociedade pindamonhangabense, em todas as épocas e transformações que a cidade viveu nos últimos 98 anos.
Continuar retratando Pindamonhangaba, agora de uma forma mais fiel e descompromissada: esse é o objetivo da nova ‘Tribuna do Norte’.
Esse, o propósito das pessoas escolhidas para representar a comunidade pindamonhangabense no Conselho de Administração da Fundação Dr. João Romeiro.

É preciso, entretanto, frisar que para esse objetivo ser atingido não bastam apenas a lição democrática do prefeito, a compreensão da Câmara Municipal, a disposição e trabalho dos conselheiros da Fundação e dos funcionários da ‘Tribuna do Norte’. É indispensável que a indústria, o comércio e os profissionais liberais acreditem nele como um veículo eficiente para a divulgação de anúncios e mensagens publicitárias.

É, sobretudo, ainda mais necessário e indispensável que todos entendam e respeite o jogo limpo, aberto e democrático que a Tribuna do Norte tem o propósito de fazer; que todos estejam dispostos a propor debater, aceitar ou rebater ideias e críticas, sempre imbuídos de elevado espírito público.

Foi justamente esse espírito público que manteve a ‘Tribuna do Norte’ como uma chama de civismo, apontando os rumos que nossa cidade seguiu nos últimos 98 anos. Ao se reestruturar, esse jornal espera ser uma chama ainda mais forte, capaz de iluminar – por mais um século, queira Deus – as decisões dos responsáveis pelo futuro de Pindamonhangaba”.

Mensagem do Prefeito
criador da Fundação

Ao lado do editorial daquela edição vinha a opinião do prefeito Geraldo Alckmin sobre a importante conquista:
“Desta Tribuna do Povo destinado é ao prefeito apresentar uma mensagem à comunidade pindamonhangabense, constituindo-se tal fato em honraria que muito nos engrandece dado o momento histórico que vive esta verdadeira joia do patrimônio cultural de Pindamonhangaba que é o jornal Tribuna do Norte, cujos 98 anos vividos traduzem o valor histórico de um povo que sempre soube trilhar o caminho da dignidade e do respeito, valorizando o homem e suas obras, honrando o passado e abrindo perspectivas maiores no presente para que o futuro seja uma antecipada certeza de conquistas e realizações para toda a comunidade.
A vida nova de um jornal tradicional, inserida doravante na Fundação Dr. João Romeiro, mais do que nunca está a precisar da presença ativa, da participação dos pindamonhangabenses, aqui nascidos ou aqui tornados conterrâneos nossos pela participação diuturna, forjando o progresso e participando do desenvolvimento da terra que os serviu de berço ou os ampara com o mesmo carinho, com o mesmo calor que outrora o fez com nossos antepassados.
Em trazendo nossa mensagem, em expressando esta palavra, o fazemos de forma inabalável a demonstrar a palavra do prefeito e do cidadão e mais que isso, a voz do conterrâneo dirigida diretamente ao munícipe que realmente compões a grande equipe de trabalho desta Administração, voltada sempre ao desenvolvimento de um município tão grande em território, quanto em nome, quanto a sua gente.
Seja a Fundação Dr. João Romeiro, a mais bem estruturada viga e o mais forte alicerce para garantir a sequência da longevidade da Tribuna do Norte, uma tradição onde se escreve a própria tradição de um povo fazendo a sua história.
Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho – Prefeito Municipal”

Uma nova “vida nova”

Intitulado “Aos 98 anos, uma vida nova”, um extenso artigo ainda relembrou os momentos mais interessantes da história da Tribuna, seus sacrifícios e os grandes homens, idealistas e lutadores que haviam passado pela “Folha de João Romeiro”. O destaque porém, era aquele novo e tão comentado momento, quando o jornal recebia o bendito amparo de uma fundação:

“Com uma tradição de 98 anos, que começaram contra a monarquia e a escravatura – a Tribuna do Norte começa agora uma nova vida. Não é mais o jornal da prefeitura, pois deixou de ser a Imprensa Oficial do Município. Mas também não passou a ser propriedade de um único dono, ou de uma sociedade comercial. Agora a Tribuna pertence à comunidade pindamonhangabense e será administrada pela Fundação Dr. João Romeiro.
Esse importante aspecto da mudança pela qual passa o mais antigo jornal do interior brasileiro foi destacado pelo prefeito Geraldo Alckmin, ao dar posse – na última quarta-feira – ao Conselho de Administração da Fundação Dr. João Romeiro, integrado pelo professor Alexandre Machado Salgado, pela professora Ivete da Mota Carvalho Collin, Dr. Francisco Piorino Filho, Jesus Antonio de Miranda e Luiz Salgado Ribeiro.

Em breve discurso, o prefeito historiou a vida do jornal desde a sua fundação pelo Dr. João Romeiro até sua doação à prefeitura, feita pelo jornalista Darcy Vieira Ferraz. Depois contou das dificuldades legais e financeiras existentes para a manutenção do jornal como Imprensa Oficial do Município. Explicou que a criação da Fundação foi a melhor forma jurídica encontrada para não restringir o jornal apenas à divulgação de atos oficiais. E – mais do que isso – foi a solução par permitir uma ampla participação da comunidade na luta pela preservação de um dos mais caros patrimônios culturais da cidade. Ressaltou – finalmente – os propósitos democráticos que orientaram a decisão de transferir a direção do jornal à comunidade pindamonhangabense, afirmando que a democracia não se faz apenas com palavras, mas sim com atos, como o que acabava de presidir.

O presidente do Conselho de Administração, Luiz Salgado Ribeiro falou a seguir. Agradeceu a manifestação de confiança que recebia do prefeito e ressaltou a responsabilidade que a Fundação tem de continuar levando à frente ‘a chama do civismo acesa à quase um século pelos ideais do Dr. João Romeiro’. Disse que, para isso, tem necessidade de contar com o apoio e a compreensão de toda a comunidade”.

A realidade é que jamais, ainda enquanto Imprensa Oficial (e isso pode ser comprovado folheando – no arquivo do jornal – edições anteriores à data da criação da Fundação), a Tribuna do Norte se limitou a divulgar atos oficiais.
Portanto, quando passou de semanário oficial para periódico que tinha a Fundação Dr. João Romeiro como sua mantenedora, aconteceu foi a legalização de sua missão como informativo da comunidade pindamonhangabense.

Fundação Dr. João Romeiro

– O 1º Conselho de Administração: Alexandre Machado Salgado, Francisco Piorino Filho. Ivete da Motta Carvalho Collin, Jesus Antonio de Miranda filho, e 1º Presidente – Luiz Salgado Ribeiro.

– O atual Conselho de Administração: Andrea Louzada, Conceição Aparecida de Almeida, Aiandra Alves Mariano e Márcia Ferraz Rufato, e atual presidente – Cíntia Torralbo Martins.

 

(Galeria de presidentes da Fundação Dr. João Romeiro)

  • Arquivo TN. Luiz Salgado Ribeiro (junho de 1980 a novembro de 1980)
  • Arquivo TN. Francisco Piorino Filho (dez/1980 a dez/1988)
  • Grupo Embras. Benedito Moreira Pombo Junior (jan/1989 a dez/1992)
  • Arquivo TN. Benedito Aércio Bondioli Muassab (jan/1993 a jun/1993 - nov/1993 a dez/1996)
  • Portal dos Jornalistas. João Carlos Ribeiro Salgado (julho de 1993 a outubro de 1993)
  • Arquivo Pessoal. João Paulo Ouverney (janeiro de 1997 a dezembro de 2004)
  • 012News. Irani Gomes de Lima (janeiro de 2005 a maio de 2009)
  • Arquivo Pessoal. Arthur Ferreira dos Santos (junho de 2009 a setembro de 2009)
  • Arquivo Pessoal. José Renato de Campos Rosa (out/2011 a dez/2012)
  • OAB-Pinda. Antonio Aziz Boulos (abril 2013 a dezembro 2016)
  • Arquivo Pessoal. Jucélia Batista (janeiro de 2017 a dezembro 2022)
  • Arquivo Pessoal. Cintia Torralbo Martins (atual presidente)
  • Geraldo Alckmin.