Ano Novo: momento de renovar as esperanças e comemorar

Entramos na última semana de 2022 e o clima de ano novo já está se instalando.

E você, sabe a origem da palavra réveillon? Essa palavra é o substantivo masculino com origem no idioma francês usado para descrever uma festa de passagem para o ano novo.

A palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa “acordar” ou “reanimar” (em sentido figurado). Assim, o réveillon é o despertar do novo ano.

As celebrações de réveillon variam conforme o local e as tradições, mas em geral, a passagem de um ano para o outro é o momento de agradecer e fazer desejos para o ano que entra.

É um momento de renovação das esperanças e é cheio de superstições. As roupas, os rituais e os alimentos, por exemplo, têm significados importantes para essa comemoração.

No Brasil, por exemplo, são muitas as superstições ligadas à data.

Usar roupa nova na noite da virada, escolher a cor da roupa de acordo com o significado, comer lentilha fazendo desejos, pular sete ondas começando com o pé direito, dar um mergulho no mar… Com certeza algum desses rituais soa familiar. São superstições comuns de Ano Novo, que se perpetuam e ganham ainda mais força quando o local escolhido para a virada é a praia.

Historicamente, o ser humano faz rituais com o propósito de buscar proteção contra as mazelas da vida e atrair as coisas que desejam. Esses rituais, passados de geração em geração, podem ter um teor religioso ou ser simplesmente tradições, feitas para ter boas energias. Vindas de tempos antigos, as superstições são repetidas até hoje porque são consideradas influentes na sorte – ou na falta dela – para o ano seguinte.

Para Kássia Ribeiro Garcia – arquiteta e consultora de estilo, imagem e também de análise de coloração pessoal, por meio do método sazonal expandido -, existem infinitas possibilidades, mas vale compreender o nosso estilo para assim saber o caminho a seguir, proporcionado looks não só para o ano novo como para a vida. “Look branco, é a tradição de ano novo e uma aposta certeira, mas preciso ressaltar que vale para a vida também, vamos acabar com essa ideia de look branco = réveillon. Look branco é super elegante e atende varias situações”, disse Kássia.

Ela ainda destacou que brilhos, paetês é metalizados estão super em alta, trazem glamour e sofisticação para a produção. “Caso onde você vá comemorar não exija algo tão sofisticado, você pode apostar num look hi-lo, que é quando misturamos elementos mais sofisticados e outros mais casuais. Tipo um camisa branca ou uma t-shirt, short de paetês e um tênis ou uma rasteira”, explicou. Ou ainda, como ela mesma destacou aposte em pontos de cor, isso quebra a seriedade de um look monocromático e traz mais descontração e leveza para o visual.

Mas a consultora Kássia Garcia ainda lembrou que “quando montamos um look devemos pensar não apenas nas roupas, mas sim no conjunto! Além das roupas, acessórios, bolsa, sapatos e maquiagem fazem parte disso. Então inclua esses itens no seu planejamento, na hora de montar seu look de ano novo. O mais importante, além de cores, é saber o que está na moda, e escolher uma produção que seja a sua cara e que você se sinta bem e confiante daquele look. Esse sim vai ser o look perfeito”, explicou.

  • Divulgação O ‘look’ branco é tradição do Ano Novo