Editorial : Ao Mestre, com carinho!

O Dia dos Professores foi comemorado ontem (15) por 2,5 milhões de profissionais brasileiros. De acordo com o Censo Escolar 2018, essa é a quantidade de professores no Brasil, o que faz da profissão a mais numerosa do país.
A pesquisa, promovida em parceria pelo Todos Pela Educação com o Itaú Social, revela ainda o perfil do professor brasileiro. Ou melhor: da professora brasileira. As mulheres são maioria na profissão, representando 68% dos profissionais da área.
Se nos aprofundarmos um pouco mais nos resultados da pesquisa Profissão Professor, fica evidente que o clichê do “professor por amor” é verdadeiro para grande parte dos profissionais da área. 52% dos docentes apontaram o “prazer por ensinar e transmitir conhecimento” como principal motivo para ingressar na carreira. Contudo, isso não significa que os professores estão satisfeitos com a profissão, nem que eles não almejam melhores condições de trabalho.
Ser professor é vocação. Sem dúvida, toda profissão deveria ter essa premissa, mas raramente a palavra “vocação” se encaixa tão bem num cenário quanto na realidade dos nossos mestres. Escolher ser professor no Brasil é provar realmente que ser professor é vocação.
A sociedade tem o dever de comemorar a luta desses professores que não desistiram da sua vocação, que acreditam no propósito de que “o professor faz a diferença”.
Parabéns, professor. Não só pelo seu dia. Mas parabéns pelos dias de angústia superados, pelos problemas educacionais enfrentados, pelas alegrias compartilhadas, pelas conquistas alcançadas. Vocês são verdadeiros heróis. Heróis por manterem acesa a fagulha que descortina a sombra do analfabetismo e que promove a vida a partir dos conhecimentos transmitidos.
Vida longa a nossos mestres!