APL homenageia Tribuna pelos 140 anos
Em cerimônia apresentada pela vice-presidente da entidade, Rhosana Dalle, a APL – Academia Pindamonhangabense de Letras – realizou na noite de sexta-feira (24), a sessão solene que homenageou o jornal Tribuna do Norte pelos 140 anos de existência completados no dia 11 de junho.
No evento também foi homenageado o acadêmico, jornalista Altair Fernandes Carvalho e, aproveitando a data, com as dependências de sua sede adornada de motivos juninos, a APL, num animado congraçamento entre acadêmicos e público presente, festejou o santo do dia, no caso, da noite: São João!
Tribuna do Norte – 140 anos
Devido a acontecimentos de última hora, que impossibilitaram o comparecimento da presidente da Fundação João Romeiro e diretora do jornal Tribuna do Norte, Jucélia Batista, convidada para palestra sobre o jornal aniversariante, houve improvisação na programação. Coube à diretora de eventos da APL, cronista colaboradora da Tribuna, Juraci de Faria (coluna “Nossa Terra – Nossa Gente), uma breve e objetiva exposição referente à importância cultural, histórica e social do periódico mais antigo do interior paulista.
A cronista, lembrando os festejos alusivos aos 140 anos do jornal, destacou a programação realizada com esse intuito. Como professora, falou da satisfação pelo lançamento da “Tribuninha”, jornal direcionado às crianças do Ensino Fundamental, do qual participaram na redação do primeiro número os seguintes membros da APL: professoras Eva Andrade e Juraci de Faria, Dr. José Valdez de Castro Moura e Altair Fernandes.
Na relação Tribuna-APL, além de contar com acadêmicos em seu quadro de cronistas colaboradores, três membros da Academia de Letras foram presidentes da Fundação Dr. João Romeiro: Francisco Piorino Filho, Aércio Muassab e João Paulo Ouverney.
Também foram lembrados e parabenizados pela professora, os funcionários da Fundação João Romeiro – Tribuna do Norte, responsáveis pela existência e permanência do jornal em atividade durante décadas… a caminho de mais um século!
Tribuna memória do mundo. Em seu pronunciamento, Juraci informou que a Tribuna do Norte está concorrendo com 19 jornais brasileiros e 36 portugueses ao título “Memória do Mundo”, título com o qual haverá de ser condecorada pela Unesco. Havendo ainda a possibilidade de o jornal ser tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba!
“Tribuna nossa de cada dia” – premiados. Coube também à acadêmica Juraci a premiação da APL aos vencedores do concurso literário promovido pela Tribuna (tema acima) para comemorar o seu 140º aniversário.
Os estudantes vencedores, nas diferentes modalidades competidas, foram laureados com exemplares de livros de autores acadêmicos.
Alunos do Ensino Fundamental I com exemplares de “História de uma Índia Puri”, de Maurício Cavalheiro; alunos do Fundamental II (Crônicas) e Ensino Médio (Dissertação) exemplares de “Aconteceu na Escola”, do professor Paulo Tarcízio.
Premiados presentes à sessão. Dissertação – 1º Lugar: “Pindamonhangaba, amor e história” – Sophia Mariana Silva Moreira – 1º Ano – Senac; 2º Lugar: “Pindamonhangaba e seu turismo” – Fernanda Domingos Barbosa – 3º Ano E – Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol; 3º Lugar: “Patrimônios culturais, lugares que jamais serão esquecidos” – Nicoli Subtil de Jesus – 3º Ano C – Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol. Crônica – 3º Lugar: “Antes de Pinda” – Ryan Pereira da Silva – 7º B – Escola Estadual Professora Isis de Castro Mello César.
Aos premiados que não puderam comparecer os exemplares dos livros mencionados serão encaminhados as suas devidas escolas.
Condecoração. No encontro também foi condecorado o acadêmico jornalista Altair Fernandes Carvalho “pela sua contribuição em prol da história e da cultura de Pindamonhangaba”. Segundo a diretoria da Academia de Letras, “…graças aos seus artigos publicados na Tribuna do norte e no informativo da academia, Nheengatu-mirim, temos salvaguardadas também a história e memória da APL”.
Noite de São João. Coube à dupla composta pela acadêmica Rute Eliana e Alley Anderson e seu violão, animar a noite de São João no palacete. Rute e Alley apresentaram um pout-pourri com os sucessos popularmente conhecidos: “Isto é lá com Santo Antonio”. “Pedro, Antônio e João” e “Pula a Fogueira”.
Comemorar São João foi a coincidência agradável do evento também dedicado à memória do João fundador da Tribuna. Sabe-se que ao ficar viúvo João Marcondes de Moura Romeiro não pensou mais em casamento, criando sozinho os seus 14 filhos. As noites de São João foram lhe especiais. Era quando os filhos vinham se reunir com ele, em sua fazenda no Mombaça, para festejar o santo e a companhia do pai.
Mesa. Conduzida pela presidente da APL, Ana Maria Guimarães Iadeluca, foram convidados a fazer parte da mesa dos trabalhos daquela noite: secretário de Cultura e Turismo, Alcemir José Ribeiro Palma; representando o comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, tenente Lucas Ribeiro Dias; representando a presidente da Fundação Dr. João Romeiro – Tribuna do Norte, jornalista Altair Fernandes Carvalho; membro da diretoria APL, professora Eva Andrade.
Agradecimentos. A acadêmica Juraci de Faria expressou a satisfação em ser colunista do jornal Tribuna do Norte: “… é um sonho e, também, um grande desafio! Em cada artigo que escrevo para o ‘Nossa Terra, Nossa Gente’, há muito estudo e pesquisa e, sobretudo, entrevistas inesquecíveis com os homenageados. Uma das maiores alegrias que tenho é ver essas preciosas histórias de vida publicadas no mais antigo jornal do interior paulista, o 2º do Estado de São Paulo, o 5º do Brasil e o 6º da América Latina! Na Tribuna, essas vidas serão sempre recordadas e, como num álbum de lembranças, estarão salvas do esquecimento”.
O acadêmico Altair Fernandes falou da gratidão pela condecoração recebida da APL, “Nada seria possível sem o jornal Tribuna do Norte. Agradeço e compartilho com os meus colegas de jornal envolvidos em outras funções, sem o trabalho de cada um da nossa ‘Família Tribuna’ não é possível tornar realidade as matérias estampadas nas edições que vão à rua”.
Palavra da presidente APL. “A sessão solene de nossa Academia Pindamonhangabense de Letras em homenagem aos 140 anos do Jornal Tribuna do Norte, prinunciamento brilhantemente conduzido pela acadêmica Juraci de Faria, foi uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados pela Tribuna à comunidade e, principalmente, por nos ter adotado com tanto amor e carinho, divulgando com sabedoria nossas ações culturais. Parabéns e obrigada a equipe da APL que conduziu a Sessão Solene desta noite”.