Aplicativo auxilia no tratamento de HIV e DSTs
Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
A Secretaria de Saúde e Assistência Social da Prefeitura, em conjunto com o Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, estão incentivando a população de Pindamonhangaba a usar o aplicativo “Cuide-se Bem Saúde”. Criado pelo Programa Estadual de DST e Aids do Estado de São Paulo com o objetivo de fazer com que pacientes com o vírus HIV e hepatites virais sigam corretamente o tratamento, obtendo melhores resultados.
A ferramenta possui alarmes para lembrar os pacientes sobre os horários corretos de tomar os remédios, sobre as consultas agendadas, além de avisar quando os medicamentos estão acabando para que seja providenciada a reposição. O serviço tem a funcionalidade de registro dos exames, para que os usuários possam acompanhar a evolução do tratamento. Também é possível acessar uma “bula eletrônica” com informações importantes sobre os medicamentos, como contraindicações e sintomas adversos, entre outras funcionalidades para que os pacientes deem continuidade no tratamento.
É necessário que as pessoas cumpram corretamente a rotina de cuidados, com os exames e consultas para que o tratamento seja bem-sucedido. O aplicativo é gratuito e está disponível no App Store e Google Play, basta apenas digitar o nome no campo de busca e instalar.