Editorial : Arteterapia como aliada do bem-estar
Prática artística que tem por objetivo proporcionar bem-estar para as pessoas, permitindo que elas conheçam melhor a si mesmas; obtendo autoestima e tranquilidade – essa é uma das definições de arteterapia.
A atividade terapêutica pode ser aplicada de forma individual e em grupos. Por meio dela é possível amenizar impactos provocados por traumas, além de tensões do dia a dia.
Ciente desse benefício, a Fundação José Carlos da Rocha tem se utilizado dessa técnica para realizar atividades no Lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba.
Os idosos participantes utilizam se de pintura e de técnicas de pintura para colorir personagens do filme ‘Encanto’ – produzido pela Disney e com três indicações ao Oscar 2022 – em suas aulas de arteterapia.
Na última semana, os residentes assistiram ao filme e, a partir dessa experiência, estão aprimorando a coordenação motora fina, aumentando a concentração e utilizando a criatividade para colorir as personagens do longa-metragem.
Segundo os coordenadores da atividade, os idosos já têm seus personagens preferidos – que têm feito muito sucesso entre eles – principalmente, àqueles que possuem riqueza de detalhes nas vestimentas e no cabelo, como a personagem Mirabel.
As práticas têm auxiliado no aumento da atenção, da memória e da concentração dos participantes.
Que as cores, a criatividade e as manifestações artísticas sigam como grandes aliadas do bem-estar e da alegria desses idosos!