As diferenças entre miopia, hipermetropia, astigmatismo
Problemas de visão são muito comuns entre as pessoas, contudo, existe diferença nas condições de cada um; por isso é importante esclarecer as principais distinções entre os três problemas mais comuns, que atrapalham a visão.
A miopia é um dos problemas de visão mais corriqueiro. Trata-se da dificuldade para conseguir enxergar os objetos que estejam mais distantes, deixando a vista desfocada e embaçada. Isso ocorre por causa do formato mais alongado do seu olho. Ou seja, enquanto quem não tem miopia possui o globo ocular arredondado, o globo ocular de quem tem miopia é mais alongado. Quem possui essa condição pode apresentar dores de cabeça, tensão ocular, apertar os olhos para ver claramente, ficar piscando e esfregar os olhos constantemente.
Hipermetropia é o oposto da miopia. A hipermetropia prejudica a visão de objetos que estão pertos. Isso se deve por uma falha na refração, que faz com que a imagem seja projetada atrás da retina. Quem tem essa condição consegue enxergar melhor objetos distantes. E os sintomas comumente observados nos paciente são dores de cabeça, fadiga ocular, estrabismo e visão embaçada.
O astigmatismo é um distúrbio visual, onde os pacientes têm uma visão embaçada e por conta disso tem dificuldade de enxergar tanto para perto como para longe, é como se fosse uma junção da miopia e da hipermetropia. Os sintomas físicos que podem aparecer são visão turva ou distorcida, visão dupla, fadiga ocular ou desconforto, dores de cabeça, dificuldade para enxergar a noite e estrabismo.
Se apresentar qualquer um desses sintomas procure uma oftalmologista; e nunca use óculos sem prescrição médica.
COLABOROU COM O TEXTO: Jaqueline Barreto