As plantas no ambiente doméstico
Sabia que ter plantas na sua casa tem muitos benefícios? Além de deixar os ambientes, jardim e quintais bonitos, elas influenciam na saúde e bem estar do seu lar. Foi comprovado que o contato com a natureza ajuda e muito a saúde, uma vez que além de proporcionar tranquilidade também faz mudanças em nossa energia, vigor, criatividade, produtividade, atenção, memória e na imunidade.
Diversas espécies de plantas tem benefícios medicinais que podem ser usados para ajudar a combater doenças por meio de chás e remédios caseiros. As espécies aromáticas impactam em nossos sentidos e deixam a casa perfumada e aconchegante. Ter uma horta em casa pode ajudar com os níveis de estresse e ansiedade, fornecer alimento saudável e orgânico e é uma ótima atividade para envolver as crianças. Gostou?!
Vale lembrar que, essas plantas demandam alguns cuidados especiais para que continuem sempre lindas e sadias. Confira:
• Escolha o local adequado: Verifique se sua planta pode ficar no interior da casa ou se ela é própria para espaços externos.
• Use o vaso ou solo apropriado: Cada espécie tem suas necessidades de solo, verifique as recomendações e caso seja necessário use compostos e adubos para ajudar no crescimento.
• Atenção à luz solar: É importante ficar atento à quantidade e qualidade de luz solar que cada tipo de planta demanda.
• Regue corretamente: A rega deve ser feita regularmente, sem exagero de água. Verifique como o solo está antes de molhá-las. É fundamental se atentar ao clima. Plantas que ficam em locais mais quentes demandam mais água.
• Não se esqueça de remover galhos e folhas secas: Além de ajudar na aparência da planta auxilia no crescimento saudável.
• Fique de olho em pragas e doenças: Muitas vezes as plantas apresentam sinais de doença ou infestações, que devem ser tratadas o quanto antes, para evitar que a planta piore. Nestes casos, verifique qual a melhor alternativa para sanar o problema, cada espécie tem uma recomendação.
• Adube!: Você também pode usar adubo nas suas plantas regularmente, pois eles fornecem nutrientes que ajudam no desenvolvimento saudável das espécies.
• Se necessário, transplante: Algumas vezes as plantas ficam sem espaço nos vasos ou no solo. Nesses casos, prepare um novo local e replante. O mesmo vale para quando os brotinhos param de crescer ou a a terra já não fornece o necessário para o crescimento.