Assistência Social garante mais avanços para população

A área da Assistência Social de Pindamonhangaba teve ainda mais melhorias no ano de 2022. Dentre diversos serviços que foram ampliados ou que passaram a ser realizados no município, se destacam a implantação do CRAVI (Centro de Referência e Apoio às Vítimas), o Albergue Municipal, a nova sede do CRAS do Cidade Nova, os atendimentos do CRAS, além da ampliação do PEAD e novo valor do Rena Mínima.

CRAVI atende às vítimas de violência e familiares – Em junho deste ano, Pindamonhangaba se tornou a primeira cidade da região e a 13ª do Estado a possuir o serviço do CRAVI. Para isso, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, com auxílio do Ministério Público, que viabilizou recursos do GAECO, revertidos do combate ao crime organizado.

A unidade fica na rua Coronel José Antônio Salgado e garante o acesso aos direitos humanos às vítimas de violência, seus familiares e pessoas próximas, “contribuindo para a consolidação desses direitos e para o exercício da cidadania, promovendo o pleno aceso à Justiça, com apoio, atendimento social e psicológico às vítimas e familiares que passaram por situação de violência grave, consumada ou tentada, como casos de homicídio, feminicídio, latrocínio ou qualquer outra ação de natureza grave”, explicou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda.

Albergue atende até 20 pessoas por dia – Inaugurado em junho, o Albergue Municipal (rua Papa João XXIII, 433, Alto Cardoso) é um espaço é um serviço de proteção social especial de alta complexidade da Assistência Social que atende pessoas em situação de rua com diversos serviços. Atualmente tem capacidade para receber até 20 pessoas por dia entre homens e mulheres, que estejam dentro dos critérios e perfil do regulamento do serviço.

O albergue conta com uma equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, além de apoio administrativo, guardas, controladores de acesso 24 horas, ajudantes de serviços gerais, dentre outros.

Dentre os serviços estão a triagem pela equipe técnica, atendimento social e psicológico, bem como todos os encaminhamentos necessários à rede sócio-assistencial do município, além do fornecimento de kits de higiene, alimentação, banho e pernoite aos acolhidos.

Unidades do CRAS atendem 26.551 pessoas – Somados os atendimentos em todos os cinco CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) foram 26.551 pessoas beneficiadas em 2022. Sendo, 5.992 no Araretama, 8.943 no Castolira, 5.248 no Centro, 3.406 em Moreira César e 3.062 no Cidade Nova. É importante destacar que a unidade do Cidade Nova foi inaugurada em julho na avenida Rio de Janeiro, 475, e recebe diversos serviços do CRAS que estavam sendo realizados em imóvel alugado.

Renda Mínima beneficia 300 famílias; PEAD, mais 143 – O programa municipal Renda Mínima beneficiou mais de 300 famílias no ano de 2022. O serviço é oferecido às famílias acompanhadas nos CRAS e se encontram dentro dos critérios estabelecidos. Este ano o benefício teve reajuste e passou a ser R$ 87,60 reais.

Outro serviço ampliado foi o PEAD (Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado), que visa resgatar o desempregado da condição de penúria e atribuir a execução de tarefas e proporcionar qualificação profissional. Os beneficiados recebem cesta básica e vale transporte, além de bolsa que passou a ser de R$ 811,85.

A inserção no programa é realizada após análise de relatório social encaminhado pelos CRAS, CREAS e Abordagem Social, serviços que compõem a rede de Assistência Social de Pindamonhangaba.

  • Divulgação Muitas melhorias foram feitas para a área de Assistência Social