Assistência social intensifica abordagem de enfrentamento ao frio junto a moradores de rua
Em virtude do declínio de temperaturas previsto para essa semana, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Pindamonhangaba está intensificando as ações do Serviço de Abordagem Social para moradores em situação de rua.
Além da ação de intensificação da abordagem que é realizada diariamente, a Secretaria de Assistência Social vem ampliando o número de leitos para pernoite no alojamento emergencial do Centro de Acolhimento localizado no ginásio da Quadra Coberta e fortalecendo a parceria com a entidade SOS, que aceitará a entrada de migrantes em horário estendido, até 1h da madrugada.
“Não só por conta da pandemia, mas principalmente devido às madrugadas frias, nossa equipe está nas ruas fazendo a abordagem e o acolhimento para essa parcela da população”, afirmou a secretária de Assistência Social Ana Paula Miranda.
Os técnicos da abordagem social realizarão a ação diariamente identificando e acolhendo as entradas para os serviços de pernoite nas duas unidades. “Queremos ressaltar que as entradas tanto na Quadra Coberta quanto no SOS serão feitas somente através desta ação, por isso, pedimos que a população nos ajude através do whatasapp 93500-3054 identificando os casos e informando os endereços onde estão para que nossa equipe realize o atendimento imediato no local”, afirmou a secretária.
Segundo ela, a ação visa a fortalecer o vínculo com aquelas pessoas que ainda insistem em ficar na rua, oferecendo um lugar digno onde possam ser cuidados e passar a noite com mais dignidade.
“Muitas vezes recebemos críticas afirmando que tal morador de rua está na praça há muito tempo e a prefeitura não faz nada. Isso não é verdade, nossa equipe faz abordagem em todos os pontos e é um trabalho difícil de convencimento para que o morador de rua possa dormir em local seguro e ter refeições de qualidade como café, almoço e janta, além do banho. Ressaltamos que o SOS também realiza atendimento diário com refeições e local para pernoite e que disponibilizamos o transporte para levar a pessoa em situação de rua para os albergues de nossa cidade”, afirmou Ana Paula.