Atividade na praça Monsenhor Marcondes abre “Agosto Dourado” em Pinda
Iniciativa visa discutir a importância do aleitamento materno, preparar as futuras mamães e tirar dúvidas sobre amamentação
Colaborou com o texto: Victor Gobbo
Pindamonhangaba está participando das ações nacionais do “Agosto Dourado 2019”. Na cidade, as ações serão formadas por eventos voltados à conscientização sobre a importância da amamentação. O primeiro deles será neste sábado (3), na praça Monsenhor Marcondes, das 9 às 12 horas, uma iniciativa do coletivo de Doulas Mitéra, em conjunto com o Posto de Coleta de leite humano, da Santa Casa de Pindamonhangaba.
O dia contará com orientações de profissionais da área da saúde, tirando dúvidas e exposições de fotos “Amor em Gotas”, demonstrando a importância do aleitamento materno. O evento também conta com a presença especial do Dr. Enrico Tutihashi, pediatra, que há cinco anos iniciou o projeto “Puericultura dos 1000 dias”, que incentiva e prepara mulheres para a Amamentação, as Doulas do Coletivo Mitéra, orientação do banco de leite, através da enfermeira consultora em amamentação Vilma Villar.
Durante todo o mês de agosto, serão realizadas atividades em prol da amamentação. No dia 10, no Parque da Cidade, será realizado mais um evento sobre o tema, o “Mamaço 2019”, com organização da Clínica Mátria em parceria com a consultora de amamentação Thaty Monfredini. No dia 29, às 8h30, o auditório da Santa Casa de Pindamonhangaba será palco de palestras sobre amamentação, com exposição de fotos e roda de discussão sobre aleitamento materno. Já no dia 31, acontece o encerramento das atividades, às 15 horas, no Parque da Cidade, com roda de conversa “AMAmentar”, com a psicóloga Tatiane Zaram.
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, é parceira neste evento que comemora, ainda, a Semana Mundial do Aleitamento Materno.