Editorial : Atividades escolares híbridas
Retomada das aulas. Este é um dos assuntos mais comentados, além da pandemia, que por si só já ‘rende conversa’…
O Governo Estadual anunciou na última semana que a presença dos estudantes nas escolas para as aulas de todas as redes do Estado será opcional nas fases vermelha e laranja – as mais restritivas do “Plano São Paulo”.
Mas e os municípios estão preparados?
“Estar preparado” é um termo bem complexo; afinal, ninguém estava preparado para uma pandemia e para todas as restrições e normas vindas após essa doença que se alastrou, destruindo empregos, sonhos e planos; e o pior, levando vidas.
Em Pindamonhangaba, a secretaria Municipal de Educação definiu o calendário de retomada às atividades escolares.
De acordo com informações da prefeitura, os professores retornam ao trabalho online no dia 5 de fevereiro; entre os dias 8 e 12, os educadores participarão de formações sobre metodologias ativas e ensino híbrido – aulas presenciais e a distância –; e nos dias 18 e 19, caso o município regresse para a fase laranja, os profissionais da Educação retornarão presencialmente às unidades escolares para acolhimento das famílias, com horário agendado para esclarecimentos dos protocolos e da metodologia de trabalho a ser adotada durante o período de pandemia.
Será uma tarefa fácil? Não. Imaginamos.
Mas é preciso tentar… Nada tem sido fácil desde que essa pandemia tomou conta do mundo, mas é necessário – embasados na ciência – tentar retomar à rotina profissional, à educacional e depois, à social.
A vacinação, que tanto abordamos aqui como ‘fio de esperança’, já foi iniciada. Claro, cheia de contratempos e de ajustes, talvez até mais do que esperávamos; mas, em curso.
Agora, é seguir os protocolos de saúde e de segurança; fazer a nossa parte como cidadãos de bom senso e continuar o “pacto de proteção” individual e coletiva, evitando sair sem necessidade e eliminando as aglomerações!