Editorial : ‘Biblioteca do Futuro’ e o incentivo à leitura
Com o intuito principal de incentivar a leitura de alunos e educadores, o projeto “Biblioteca do Futuro” está sendo realizado em Pindamonhangaba.
A iniciativa da Rede Educare, em parceria com a empresa Novelis, foi inaugurada em duas escolas da cidade: uma no bairro Mantiqueira; e outra no bairro Mombaça.
De acordo com os organizadores, no total, mais de 950 alunos foram beneficiados.
Essas unidades escolares contam com um novo espaço lúdico de leitura com 850 livros, diversos jogos, microscópio e outras ferramentas.
Os livros abrangem temas como sustentabilidade, ambientação lúdica e informativa, jogos pedagógicos e instrumentos científicos.
Para a secretaria de Educação – parceira da iniciativa – além de fomentar a imaginação, o incentivo à leitura e à investigação, “a ação dialoga com os cinco princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parceria.”
Diversos estudos comprovam que crianças que são estimuladas a ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior àqueles que não leem. A leitura aumenta a capacidade de concentração, o foco, o aprendizado e a interpretação, entre outras habilidades.
Ainda segundo estudos, o incentivo à leitura, principalmente nos primeiros anos escolares, é essencial para que a criança desenvolva habilidades de comunicação e de escrita – que ajudarão na interação; na expressão e na melhor convivência em sociedade.